Leia a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA SOBRE MEDIDAS DE FLEXIBILIZAÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL NO DF
A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (Regional/DF) vem por meio desta Nota Pública manifestar a sua preocupação com as medidas de flexibilização do isolamento social no DF, autorizadas pela Justiça Federal (3a Vara Federal Cível do DF) nesta sexta-feira, 15/05/2020. A decisão permite a reabertura gradual do comércio no DF, a partir da apresentação, pelo GDF, de diretrizes sanitárias para cada atividade. O Exmo. Governador do Distrito Federal, Sr. Ibaneis Rocha, já anunciou o início desta reabertura para a próxima segunda-feira, 18/05/2020, e reivindica maior autonomia para decidir datas e cronogramas neste processo de reabertura.
Preocupa-nos a ausência de respaldo científico na fundamentação de tais medidas, sobretudo em um momento em que a realidade nacional e internacional aponta para a necessidade de manutenção e até mesmo ampliação do rigor estratégico no combate a expansão do vírus. A pressão sobre o sistema de saúde local é ainda crescente e nossa capacidade de resposta a uma nova onda repentina de expansão da COVID-19 no DF não pode estar aquém das eventuais necessidades.
Embora reconhecendo os efeitos danosos do isolamento social em setores importantes da economia do DF, consequência inevitável dessa dura realidade de Pandemia, é preciso lembrar que qualquer decisão sem fundamentação científica pode fazer ressurgir crescimento significativo nas taxas de contaminação. Nossa taxa de isolamento, que já esteve próxima de 70% encontra-se atualmente abaixo de 45% e quaisquer medidas de flexibilização neste momento podem nos conduzir rapidamente a uma situação sem controle. Nesta direção, A SBPC/DF, reafirma seu compromisso com medidas fundamentadas no conhecimento científico e que priorizem a saúde e bem-estar de toda a população.
Atenciosamente,
Cássio C. Laranjeiras
Secretário Regional da SBPC/DF
SBPC