O destaque de novembro no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, são os 50 anos da morte de Anísio Spínola Teixeira. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Anísio Spínola Teixeira (12/07/1900 – 11/03/1971) foi um importante educador e escritor brasileiro. Presidente da SBPC de 1955 a 1959, destacou-se pela defesa vigorosa da educação pública como instrumento para a democracia. Nos anos 1930, foi um dos principais responsáveis pela difusão de novas ideias na educação, valorizando o pensamento crítico em detrimento da memorização e sendo um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Anísio Teixeira colaborou para a fundação de duas universidades: a Universidade do Distrito Federal, na década de 1930, e a Universidade de Brasília, em 1960. Foi o fundador da Capes, da qual foi o primeiro presidente, e dirigiu por muitos anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, que leva agora o seu nome. Atuara anteriormente como Secretário da Educação na Bahia.
No dia 11 de março de 1971 foi encontrado sem vida no fosso do elevador de um prédio no Rio de Janeiro. Considerada acidental pelas autoridades da época, as circunstâncias da sua morte são até hoje objeto de grave suspeita por pesquisadores, já que existem indícios de ter sido provocada e com a eventual participação de órgãos repressivos do regime militar.
Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência