Trabalhar junto à rede de sócios, membros, cientistas e pesquisadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Essa é uma das metas do médico, neurocientista e professor Carlos Alexandre Netto, candidato à presidência da SBPC, colocada durante a reunião virtual que manteve na noite desta quinta-feira (20/5) com os secretários regionais da instituição.
Netto propôs a criação de um grupo de trabalho dedicado à saúde, para o enfrentamento da pandemia atual e das próximas, e o lançamento de um novo projeto de valorização e popularização da ciência no Brasil. “Podemos aproveitar o bicentenário para popularizar e colocar a ciência numa perspectiva de futuro”, afirmou.
O candidato defendeu a criação de um grupo de trabalho para o orçamento público, dedicado a ações em defesa dos recursos para CT&I e Educação junto ao Congresso, dando continuidade à Iniciativa de Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e, se necessário, atuar junto a instâncias do Poder Judiciário
Respondendo a questões dos secretários sobre educação, concordou com a necessidade de criação de um programa de ciência dentro e fora da escola, aproveitando lugares de aprendizado como museus e jardins botânicos. “Há espaços que são poucos utilizados fora da escola. Temos que modernizar a ideia, hoje em dia se faz pouca coisa, embora os meios virtuais deem conta disso”, afirmou.
Também manifestou a necessidade da realização de campanhas para atrair novos sócios para a entidade, com foco nas redes sociais, direcionadas os jovens; estímulo às reuniões regionais e a criação de núcleos onde não há secretarias, para ampliar o alcance das mensagens e ações da SBPC.
Sobre a integração das ciências humanas e sociais, Netto constatou que este tema tem sido desprestigiado no governo atual, destacando sua intenção de reforçá-lo em parceria com os sócios e a direção. Nesse sentido, ele propõe um trabalho com as sociedades afiliadas, em temas comuns como cidades, saúde e meio ambiente, que envolvem a participação de todas as ciências. “Acho que a gente pode construir pontes colocando temáticas desafiadoras”, afirmou.
Graduado em Medicina, com mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado na Universidade de Londres, Alexandre Netto é professor titular do Departamento de Bioquímica da UFRGS. Já participou da diretoria da SBPC e é membro da Academia Brasileira de Ciências desde maio de 2014.
A votação para os cargos da Diretoria e Secretarias Regionais para o biênio 2021-2023 e à renovação de parte do Conselho para o quadriênio 2021-2025 da SBPC começa no dia 27 de maio. A lista completa dos candidatos, com seus respectivos currículos, bem como mais informações sobre o processo eleitoral, está disponível no site da SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2021/.
Leia mais sobre as propostas do candidato na entrevista publicada dia 14/5.
Jornal da Ciência