No século 20 a produção global de energia dependeu de combustíveis fósseis não renováveis. Isso provocou mudanças econômicas e sociais, mas também contribuiu para as mudanças climáticas, obrigando à adoção de outras fontes de energia. Isso é o que discute artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.
O crescimento da população e as aspirações por melhores condições de vida material demandam aumento na disponibilidade de energia para as atividades humanas, sob diferentes circunstâncias e contingências, nas cidades, em regiões de baixa densidade de população e em locais remotos. Portanto, o fornecimento de energia tem aspectos diversificados, que exigem soluções diferenciadas.
Segundo Fernando Galembeck, professor aposentado do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sócio da Galembetech Consultores e Tecnologia Ltda., a introdução e desenvolvimento de novas formas de produção de energia atende a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e motiva um grande esforço de investimento público e privado, de pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia. Hoje, a importância dos combustíveis fósseis tende a diminuir devido à eletrificação dos transportes, e o aumento de participação das fontes renováveis é um grande objetivo global.
“O cenário global da produção e distribuição de energia está mudando rapidamente”, escreve Galembeck, em artigo para a revista. “A produção de energia solar e eólica cresce rapidamente em muitos países, enquanto a biomassa, usada há milênios, está sendo explorada de novas formas, com excelentes resultados. Existe ainda uma grande atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em torno de fenômenos que poderão embasar novas formas de produção de energia”, afirma.
Leia o artigo completo em:
https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=energia-resolver-problemas-explorar-oportunidades