Associe-se à maior sociedade científica do Brasil e ajude o País a crescer
Ser sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que luta há mais de 60 anos pelo avanço científico e tecnológico e pelo desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, significa validar e compactuar com tais ideais e lutas.
Desde a sua criação, em 1948, a SBPC tem se dedicado ao desenvolvimento do país sem folga. Os primeiros anos de existência da SBPC coincidiram com o reconhecimento e a institucionalização da ciência no Brasil, com a criação, pelo governo federa,l de organizações como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 1951) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 1951), organizações estas aliadas a uma rede de instituições de ensino superior que se estruturava, e ao fortalecimento da comunidade científica, que aos poucos permitiram ao País demonstrar a capacidade de produzir e utilizar conhecimento científico e tecnológico.
Durante os vinte anos de governo militar (1964-1984), a SBPC cumpriu um papel fundamental de resistência, sobretudo manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, e a interferências nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades.
De lá para cá, a determinação da entidade não mudou, tanto que em 1992, a SBPC participou do processo que levou ao impeachment de Fernando Collor. Hoje, entre outras atividades, a Sociedade trabalha em parceira com o Poder Legislativo para o desenvolvimento do setor de CT&I, participando de debates sobre leis, regras e regulamentações de comportamentos que ajudam no desenvolvimento nacional.
Entre tantas conquistas, a SBPC travou algumas batalhas no Congresso para que o País avançasse. Dentre tantas, a entidade lutou para que a palavra “básica” fosse incluída na Proposta de Emenda à Constituição 12/2014, que “altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação”. A entidade também atuou para que a Embrapa Cerrados, em Brasília, não fosse desativada.
No ano passado, a Sociedade também contribuiu com a aprovação do Projeto de Lei 6602/2013, que restringe o uso de animais em testes na indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfume. E o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 399/2011, que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras, cuja excelência seja atestada e declarada pelo poder público brasileiro.
Estas e outras ações são movidas pelo idealismo de cientistas que acreditam na ciência como mola propulsora do desenvolvimento da nação e estes mesmos, que formam a SBPC, quer você junto nesta luta. Participe. Associe-se à maior sociedade científica do Brasil e ajude a SBPC a manter sua trajetória em prol do Brasil e dos brasileiros.
SBPC