Entidades ligadas à área de ciência enviaram uma carta a autoridades do governo federal responsáveis pela COP30, na qual cobram a criação de uma estrutura governamental específica para lidar com a questão climática, além de pedirem mais medidas para que sejam cumpridas as metas contra o aquecimento global.
“Identificamos a necessidade urgente de fortalecer ainda mais a governança climática, articulando de forma mais efetiva as diferentes esferas e níveis de governo. A comunidade científica propõe ao governo a criação de uma estrutura organizacional específica, preferencialmente uma autarquia pública, com autonomia para atuar na gestão e governança da agenda climática”, diz o documento, elaborado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências).
A carta foi produzida durante workshop organizado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), na semana passada. Ela tem como destinatários os ministros Rui Costa (Casa Civil), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Marina Silva (Meio Ambiente), além do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e Ana Toni, diretora-executiva da conferência.
Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.