Entidades científicas se manifestam em defesa do Ministério da Saúde e de Nísia Trindade

Em nota, as instituições que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, entre elas a SBPC, expressam “total apoio” ao grande esforço de reconstrução da saúde no País empenhado pela ministra e sua equipe. “Precisamos superar os graves problemas históricos e estruturais para alcançarmos, plenamente, os princípios da Constituição de 1988”, afirmam

Veja abaixo a nota na íntegra:

Por um Ministério da Saúde ainda mais forte e republicano

As entidades da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento – ICTP.Br manifestam preocupação em relação aos sucessivos ataques dirigidos contra o Ministério da Saúde, especialmente à gestão republicana da Ministra Nísia Trindade Leal.

A área da Saúde Pública federal e seus principais instrumentos de política governamental foram dilapidados pela última administração central. A estratégia negacionista e o desprezo com a ciência deixaram sequelas graves no combate às doenças no Brasil.

Assim, nossas entidades expressam total apoio ao trabalho da Ministra, e da sua equipe, que vem realizando um grande esforço de reconstrução da saúde no país. Precisamos superar os graves problemas históricos e estruturais para alcançarmos, plenamente, os princípios da Constituição de 1988.

Brasil, 21 de março de 2024.

Entidades:

Academia Brasileira de Ciências (ABC); Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas & Sustentáveis (Ibrachics); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Veja a nota em PDF.

Jornal da Ciência