Entidades da ICTP.br convidam toda a comunidade a participarem da campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência”

As atividades – presenciais e virtuais – contra os cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, serão realizadas no dia 21 de junho

As entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) convidam toda a comunidade científica, acadêmica e tecnológica para realizarem no Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”, em 21 de junho, atividades – presenciais e virtuais. O foco central das atividades será contra os cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social.

Veja abaixo a convocação:

Campanha NÃO aos cortes em Educação e Ciência!

À comunidade acadêmica, científica e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação:

As entidades abaixo, indignadas com os novos cortes em CT&I e com os cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, convidam todas as instituições que militam no ensino superior, tecnológico e que atuam na pesquisa e formação de recursos humanos a um Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”, para o próximo dia 21 de junho, terça-feira.

A exemplo do que foi feito no ano passado, organizaremos as atividades de maneira focada, mas descentralizada. O foco consistirá no tema “Não aos cortes em Educação e Ciência”, bem como num material de divulgação unificado, que será distribuído a todos os participantes para juntar suas respectivas logomarcas. Previmos uma atividade central, no modo virtual, das 14h às 16h do dia 21/06 p.f., horário em que todos estarão convidados a participar e acompanhar.

A descentralização consistirá na organização, a cargo de cada instituição ou sociedade científica, de mesas redondas, aulas magnas, palestras, gravação de vídeos, em suma, de atividades que cada uma puder realizar em defesa da ciência e educação, bem como saúde, cultura, meio ambiente e inclusão social.

Essas atividades poderão ter lugar em qualquer horário, recomendando-se:

(1) que se situem nas faixas de 8h-10h, 10h-12h, 16h-18h e 18h-20h;
(2) sejam transmitidas e gravadas, ficando disponíveis no canal da instituição ou entidade
(3) sua realização seja comunicada, até o dia 15 de junho, à SBPC, para que possam ser divulgadas em um grande calendário de luta, o que poderá ser feito pelo e-mail naoaoscortes@sbpcnet.org.br.

Consultamos então os amigos e amigas, desde este momento, sobre a disposição de sua entidade a participar desse dia de luta, e pedimos que respondam no e-mail acima mencionado.

Cordialmente,

Renato Janine Ribeiro – SBPC

Helena Nader – ABC

Odir Dellagostin – Confap

Fernando Peregrino – Confies

Marcus David – Andifes

Hideraldo Luiz – Ibrachics

Claudio Alex – Conif

Rafael Pontes – Consecti

Fabio Guedes Gomes – ICTP.Br

Veja a nota em PDF.

Jornal da Ciência