Entidades científicas se unem à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e realizarão, na próxima segunda-feira, 7 de outubro, eventos por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. A data, celebrada em 5 de outubro – dia em que foi promulgada a Constituição de 1988 –, é uma oportunidade de reflexão sobre o período da ditadura militar e a importância da liberdade em contraste com o autoritarismo.
Em 2023, a SBPC, com o apoio de cerca de 100 instituições científicas e associações da sociedade civil, propôs a criação de uma data dedicada à luta pela democracia brasileira, para refletir sobre sua importância e seu papel na construção de um país livre, soberano e desenvolvido. A proposição dessa data foi inspirada no “Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia” da Argentina. “A ideia surgiu depois dos graves golpes contra as instituições democráticas sofridos nos últimos anos, que mostraram o quão frágil esse regime ainda é no País. Precisamos deixar claro a todos os brasileiros, principalmente aos jovens, que os crimes praticados pelo Estado, em especial pelos que se apoderam dele para seus fins escusos, são inaceitáveis”, comenta o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
Na Argentina, desde o fim da ditadura militar a própria sociedade inverteu o sentido do dia do golpe, que se deu em 24 de março de 1976, e propôs a comemoração de um dia nacional pela verdade e justiça. Em 1988, a data foi fixada por lei pelo presidente Carlos Menem e, em 2006, o presidente Néstor Kirschner a transformou em feriado.
A SBPC realizará duas atividades de âmbito geral, que serão as mesas “Democracia, Ciência e Desinformação” e “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?”, respectivamente às 10h e às 14h do dia. Quatro entidades já programaram atividades para esta data. Veja programação abaixo:
“Dia de Luta pela Democracia Brasileira”
Dia: 07 de outubro
10h: “Democracia, Ciência e Desinformação” (SBPC), apresentada por Renato Janine Ribeiro (SBPC), com a coordenação de Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC. Participam como palestrantes Ana Regina Barros Rêgo Leal (UFPI), Thaiane Moreira de Oliveira (UFF) e Wilson Gomes (UFBA). Card de divulgação | Link para a atividade.
14h: “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?” (SBPC). Coordenação: Renato Janine Ribeiro (SBPC). Palestrantes: Christian Dunker (USP) e Michel Gherman (UFRJ). Card de divulgação | Link para a atividade.
17h: Webinário “Democracia e Direitos Territoriais no Brasil” (ABA). Expositores: Felisa Anaya (Unimontes/ABA), Juliene Pereira dos Santos (Quilombola de Cachoeira Porteira, UFOPA/ABA), Rosário Carvalho (UFBA/ABA) e Wilson Rocha (MPF). Mediadora: Andréa Zhouri (ABA). Card de divulgação | Link para a atividade
18h: “Democracia e crises contemporâneas” (SBS). Participantes: Marco Aurélio Santana (UFRJ/SBS), Paula Cristina da Silva (UFBA/SBS), Leila Ferreira (UNICAMP). Mediação: Edna Castro (UFPA/SBS). Card de divulgação | Link de transmissão
18h: “Democracia Brasileira: uma conquista em análise” (UNIFESP). Abertura: Raiane Patrícia Severino Assumpção (UNIFESP). Moderadora: Andrea Slemian (IEAC-Guarulhos). Painelistas: Antonio Sergio Carvalho Rocha (EFLCH-UNIFESP) e Fabio Venturini (EPPEN-UNIFESP). Link para a atividade
19h: “Mídia e Democracia no Brasil: velhos e novos desafios” (INTERCOM). Participantes: Ivanise Hilbig de Andrade (INTERCOM/UFBA) e Eula Dantas Taveira Cabral (Fundação Casa de Rui Barbosa). Link para a atividade
Veja aqui a programação completa.
Convite à participação
A SBPC convida instituições, organizações e a comunidade acadêmica de todo o Brasil a se engajarem nas comemorações do Dia de Luta pela Democracia, promovendo, no dia 7 de outubro, atividades que estimulem a reflexão sobre os horrores dos regimes ditatoriais – como repressão, censura, tortura, fome e miséria – e enalteçam os valores fundamentais da democracia, como liberdade, igualdade e participação cidadã.
Uma circular foi enviada às 157 sociedades científicas afiliadas e às 69 universidades federais, além de outras entidades, convidando-as a organizar eventos na mesma data sobre o tema. Tais eventos serão amplamente divulgados nas redes sociais e demais veículos da SBPC.
Jornal da Ciência