Estande da SBPC na ExpoT&C será dedicado à Amazônia

Um dos destaques do espaço é um depoimento em vídeo inédito do físico Ennio Candotti, um dos maiores defensores da Amazônia e da ciência brasileira

whatsapp-image-2024-07-02-at-12-52-06O estande da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) durante a ExpoT&C, uma das principais atividades da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será dedicado à Amazônia.

Além do estande da SBPC, a mostra – que funcionará de 8 a 13 de julho no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém – reunirá mais de 45 expositores, de universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, a empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento, etc..

Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e também responsável pela coordenação do evento, conta que este é o segundo ano que a entidade terá um estande na ExpoT&C. “No ano passado, dedicamos o espaço às comemorações dos 30 anos da ExpoT&C e da SBPC Jovem, e dos 75 anos da SBPC. Este ano, em que o evento acontece em Belém, focaremos na Amazônia. Mas também vamos explorar a trajetória da entidade: preparamos uma homenagem aos funcionários que contribuíram e contribuem para o funcionamento dessa entidade ao longo desses nossos 76 anos.”

Sales conta que o estante apresentará diversos materiais produzidos pela SBPC, como vídeos e publicações. Um dos destaques é o depoimento inédito que o físico e presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, falecido em 6 de dezembro de 2023, concedeu para a entidade nos jardins da TV Cultura, em São Paulo, antes da pandemia de covid-19. “Apaixonado pela Amazônia, Candotti sempre defendeu que o Brasil nunca será uma nação desenvolvida se não colocar a preservação ambiental como uma de suas prioridades. Como esse depoimento é muito longo, resolvemos dividir em pílulas temáticas de dez minutos para facilitar a visualização durante a passagem pelo estande. Nesse depoimento belíssimo, vai ser possível conhecer um pouco das ideias desse cientista que era um dos maiores defensores da Amazônia e da ciência brasileira”, comenta.

Linhares ressalta ainda que levar essa entrevista à Reunião Anual é uma forma de homenagear Ennio Candotti, que presidiu a SBPC por quatro gestões, e de mostrar a importância que ele tinha, não só para a entidade, mas para todo o Brasil. “Estamos enlutados. Essa será a primeira Reunião Anual sem a presença do professor Ennio e em um lugar que ele adorava, que é a região amazônica.”

Além do depoimento de Ennio Candotti, quem passar pelo estande poderá assistir aos vídeos produzidos pela SBPC e da série “Um cientista, uma história”, produzida pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, sobre os cientistas brasileiros Cesar Lattes, Aziz Ab’Saber e Johanna Döbereiner, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2024. São desenhos animados, com episódios de cinco minutos aproximadamente, que foram produzidos em 2015. O estande da SBPC terá televisões e fones, pensados para que o público tenha a melhor experiência possível ao conhecer essas histórias fantásticas da ciência brasileira e a importância da SBPC na construção dessa história.

“Quando realizamos as nossas reuniões anuais, o foco nunca é a SBPC, mas, sim, a ciência brasileira, a educação, a academia e todos os temas que interessa à instituição. Focamos também no local da realização do evento, discutindo os problemas e cultura locais. Por isso, o estande serve para jogar um pouco de luz ao trabalho da instituição. Assim, quem passar pelo estande, poderá conhecer a SBPC e até se associar”, ressalta Claudia Linhares Sales, lembrando que todos podem se tornar sócios da SBPC e contribuir para o fortalecimento das ações da entidade por todo o Brasil.

Reunião Anual

A 76ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) de 7 a 13 de julho em Belém, e terá como tema a “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

A cerimônia de abertura do evento será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz, na capital paraense. A programação seguirá ao longo da semana, de  8 a 13, no campus Guamá da UFPA, e contará também com transmissão de atividades pelos canais da SBPC e da UFPA no YouTube.

A 76ª edição é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta Reunião Anual tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Vivian Costa – Jornal da Ciência