Seis livros, com a presença de quatro autores, serão lançados na próxima terça-feira, 9 de julho, das 11h30 às 13h, no estande da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na ExpoT&C, uma das principais atividades da 76ª Reunião Anual. A mostra de ciência, tecnologia e inovação funcionará de 8 a 13 de julho no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
Entre os lançamentos está o livro “Duas ideias filosóficas e a pandemia”, a obra mais recente do filósofo, ex-ministro da Educação e presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. Na publicação, Janine Ribeiro reflete sobre uma necessária discussão do aprendizado da humanidade ao longo dos dois primeiros anos pandêmicos em razão da disseminação global do coronavírus.
Janine Ribeiro também estará lançando o livro “Maquiavel, a democracia e o Brasil”. Nesta obra, a partir de referências históricas e atuais, da ciência política e das artes trágicas, ele apresenta um panorama sobre como pensar a ação política, à luz das questões atuais do país. Para tanto, o autor recorre a Sófocles, Maquiavel, Freud para pensar nossa política.
Utilizando-se mais especificamente dos conceitos de Maquiavel como fortuna e virtude (virtù), Renato Janine Ribeiro analisa fatos ocorridos na política brasileira desde a redemocratização e a constituição de 1988. Aborda a Florença de Maquiavel, entre outros, para, posteriormente, se debruçar sobre a dinâmica de poder com os presidentes da Nova República (de 1985, com Sarney, até o governo Bolsonaro).
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) participará da atividade com o livro “Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica”. A publicação é o resultado das pesquisas desenvolvidas pelo “Grupo de Trabalho (GT) sobre Desinformação Científica”, coordenado pelo vice-presidente da ABC para a Regional São Paulo, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Glaucius Oliva, que contou com as participações, nesse mesmo grupo de trabalho, do vice-presidente da ABC para a Regional Sul, Ruben Oliven, e Thaiane Oliveira, afiliada da ABC na área de Ciências Sociais, entre outros acadêmicos.
O trabalho desenvolvido pelo citado grupo de trabalho, instituído em 2023, baseou-se na necessidade de detectar os principais focos e caminhos estabelecidos e percorridos pela desinformação científica, começando pelas formas de propagação de teorias de conspiração e a deturpação premeditada de fatos científicos relevantes, que, no conjunto geral, destroem perante a sociedade a credibilidade, a confiança das instituições científicas e de seus atores. As mídias sociais se configuraram como um espaço propício para a disseminação de informações falsas relacionadas à ciência.
Edna Castro, professora emérita da Universidade Federal do Pará, estará no local com o livro “Povos indígenas do alto rio negro e dominação colonial”. A região retratada no livro é uma das mais fascinantes do mundo amazônico. “Desde o século XVII, configurou-se como de colonização antiga na Amazónia, pela abundância de mão de obra indígena ali capturada compulsoriamente e pelas facilidades de acesso fluvial ao comércio das “drogas do sertão”, destaca a sinopse da obra. É um lugar de imensa floresta nos Estados do Amazonas e Roraima, além de territórios na Colômbia, Venezuela e Guiana, onde povos indígenas de línguas Aruak, Naduhup e Tukano Oriental floresceram por milhares de anos e, ainda hoje, segundo o Censo de 2022, compõem a maioria da população”.
“Pesquisas e debates: reflexões em Ensino, Geografia e Educação. Livro comemorativo dos 10 anos do GEPEGEO/Uneb”, cujos autores são Glauber Barros Alves Costa e Gabriela Silveira Rocha, é outra obra que será lançada na terça-feira. O livro é a materialização do Grupo de Pesquisa e Estudos em Ensino de Geografia e Educação (GEPEGEO) e do Programa Pós-graduação em Ensino, Linguagens e Sociedade (PPGELS), que hoje abriga também o GEPEGEO nos seus grupos de pesquisa.
O GEPEGEO foi fundado em 2012 e oficializado em 2013, completando 10 anos de sua fundação e funcionamento na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus VI em Caetité, Bahia. O grupo de estudos e pesquisas se fortaleceu e solidificou nesses 10 anos, tendo gestado 03 livros, sendo esse o quarto, organizado diversos projetos de extensão, pesquisa e ensino.
Completando o grupo de lançamentos, o livro “Categorias geográficas e ensino de geografia: sequências didáticas para o Ensino Fundamental – anos finais”, de Nájyla Betrine Batista Chagas e Glauber Barros Alves Costa, trata das categorias da Geografia: lugar, território, paisagem, espaço e região. O livro oferece possibilidades de trabalhar com o assunto em sala de aula. Interativo, dinâmico e lúdico, busca facilitar a compreensão de cada sequência didática e apresentar um universo de possibilidades aos professores de Geografia.
Divulgação