O Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH/SBPC), que abriga o acervo histórico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), recebeu na última quinta-feira, 14 de agosto, um grupo de estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Emilie de Villeneuve, acompanhado de seus professores.
A visita à sede da SBPC foi uma iniciativa espontânea do colégio, localizado na Vila Mascote, zona sul de São Paulo, com intermediação da Uggi Educação Ambiental, no âmbito de suas atividades pedagógicas externas e de estudos de meio.
Na ocasião, os historiadores do CMAIH prepararam uma apresentação sobre a trajetória da SBPC. Os visitantes puderam conhecer um pouco sobre o papel da entidade no contexto histórico nacional, seu empenho na divulgação científica — com a publicação da Revista Ciência & Cultura, do Jornal da Ciência e a realização das Reuniões Anuais — e suas diversas frentes de atuação, com ênfase em Política Científica, Meio Ambiente, Educação e Direitos Humanos.
A secretária-geral da SBPC, Andréa Mara Macedo, acompanhou a atividade e respondeu às dúvidas dos estudantes, especialmente sobre o envolvimento da entidade na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Em seguida, o grupo percorreu a galeria de cartazes das Reuniões Anuais e demais eventos da SBPC. Ao final, alunos e professores conheceram as salas de trabalho e o acervo do Centro de Memória, observando de perto o trabalho de organização do acervo, constituído por documentos textuais, audiovisuais, iconográficos e tridimensionais, que ajudam a preservar e reconstruir a história da mais representativa sociedade científica do Brasil.
O CMAIH/SBPC está aberto a agendamentos de visitas e consultas ao acervo. O contato pode ser feito pelo e-mail centrodememoria@sbpcnet.org.br. A sede da SBPC, que também abriga o Centro de Memória, fica na Rua Maria Antonia, 294, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo/SP.
Equipe do CMAIH, especial para o Jornal da Ciência