Evento reuniu sociedades científicas de vários países
Aldo Malavasi*
A SBPC participou de dois eventos em Kunming, China, representada pelo secretário-geral Aldo Malavasi. O primeiro foi a reunião das maiores sociedades científicas do mundo, que se reúnem periodicamente para encaminhar assuntos relativos à divulgação científica e engajamento do público na Ciência.
Nessa reunião estavam presentes a Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia (CAST), a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), a EuroScience – que é a sociedade europeia que congrega a comunidade científica dos países do Comunidade Europeia e a SBPC. Nessa reunião ficou estabelecido que após a Reunião Anual da SBPC em julho, em Rio Branco no Acre, essas Sociedades divulgarão um documento com o resultado de reuniões que aconteceram ou acontecerão nesse ano em Chicago (AAAS), Kunming (CAST), Kopenhagen (EuroScience) e Rio Branco (SBPC) tratando do definição de políticas públicas baseadas em evidências. Logo após a RA de Rio Branco, as quatro sociedades divulgarão o resultado dessas reuniões.
Em Kunming, a reunião foi muito rica, com apresentações da China, EUA, Reino Unido, Japão e Brasil, todas elas tratando da questão do estabelecimento de políticas que se baseiam em fatos comprovados. O Brasil discutiu a matéria preparada pela presidente Helena Nader e apresentada pelo secretário-geral Aldo Malavasi sobre “Modelos estratégicos de pesquisa e inovação no Brasil como condutor do desenvolvimento: resultados, problemas e desafios” que teve uma boa repercussão e foi matéria de muita discussão entre os participantes.
CAST
A RA da CAST foi aberta no sábado, 24 de maio, em Kunming, no gigantesco Centro de Convenções de Yunnan, província do sudoeste da China, às margens do bonito lago Dian. Como um todo, a RA é muito bem organizada, num ambiente muito formal e com as classes de participantes bem hierarquizadas. A presença da SBPC e das demais sociedades foi destacada pelo presidente na sua fala inaugural.
A RA da CAST tem três eixos fundamentais: a apresentação de trabalhos acadêmicos, a difusão científica e o engajamento público em ciência e criação de um ambiente de interação entre o mundo acadêmico e o setor industrial chinês.
*Aldo Malavasi é secretário-geral da SBPC