Em entrevista ao UOL News, Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação do governo Dilma Renato, respondeu a Jair Bolsonaro, que deturpou uma fala sua sobre “fraude eleitoral”, e afirmou que “nunca questionou” a segurança das urnas eletrônicas.
Bolsonaro deturpou o que eu disse. Não questionei e não questiono urna eletrônica, que é o ponto que ele ataca. Basta ser um pouco racional para perceber que, se houvesse fraude, as eleições teriam sido mais na mesma direção. Por exemplo: o PT ganhou cinco eleições presidenciais perdendo na maior parte dos estados. Se a fraude beneficiasse o PT, teria eleito seus candidatos em muito mais estados. O argumento do Bolsonaro é pobre, falso.
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ex-ministro de Dilma.
Ribeiro disse que, em sua fala original, ele comentou a decisão do STF em anular a condenação de Lula porque “houve uma articulação entre o juiz da vara de Curitiba e a promotoria, coisa que não pode haver”. O presidente da SBPC acrescentou que não pretende entrar com processo contra Bolsonaro pelo uso desvirtuado de suas declarações, embora se sinta “desconfortável”.
Veja o texto na íntegra: UOL