A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de lançar um novo site com a exposição “Cientistas do Brasil – 100 anos”, que homenageia o centenário dos cientistas Aziz AB’Saber, Berta Ribeiro, Carolina Bori, Cesar Lattes e Johanna Döbereiner. A mostra pode ser conferida até sábado, 13 de julho, durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), e no portal, por tempo indeterminado.
“Todos esses cientistas foram brilhantes na pesquisa e nas suas trajetórias profissionais, deixando um legado do exercício da cidadania e da soberania, da reflexão do papel do cientista muito além do legado científico, tornando-se assim, referência para qualquer pessoa”, comenta Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e organizadora da mostra.
Linhares Sales comenta que a exposição foi concebida com a ideia de fazer o público reconhecer esses brilhantes cientistas brasileiros, gravar seus nomes e rostos, e despertar o interesse de descobrir mais sobre a importância de seus trabalhos. “Nós queríamos painéis (4mx3m) com muito impacto visual e pouco texto. Além disso, queríamos fazer a exposição em larga escala e conectá-la a um site com mais informações sobre esses personagens da nossa ciência. No portal, o público tem acesso aos arquivos para reprodução livre, sendo este seu objetivo maior.”
Conforme conta Linhares Sales, a SBPC tem criado uma nova tradição de levar suas exposições organizadas nos campi onde as Reuniões Anuais são realizadas para todo o país. “Queremos que as exposições sejam visitadas pelo maior público possível e em todos os locais. Já temos levado algumas mostras para outras cidades, mas a logística de viajar com uma exposição não é simples. Com o site, os interessados (museus de ciências, universidades, fundações, escolas, etc.) terão acesso a esses arquivos e poderão imprimi-los facilmente. É uma exposição linda e de baixo custo.”
A secretária-geral da SBPC convida todos os divulgadores da ciência envolvidos nos preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a aproveitar essa oportunidade e levar a exposição para a programação das atividades. “Queremos dar conhecimento à população que tivemos e temos cientistas brasileiros fantásticos, com grandes realizações e de grande impacto no nosso dia a dia e na construção da nossa sociedade”, ressalta Linhares Sales.
A curadoria da exposição foi realizada por Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e de programa de pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia, segundo ele, é destacar uma reflexão de impacto de cada cientista, e contar um pouco sobre suas trajetórias, com um sumário ilustrativo de suas pesquisas.
“Ao olhar para o painel, as pessoas terão acesso a um texto curto sobre um dos cientistas e um QR Code. Ao acessá-lo, elas serão direcionadas a uma página na internet onde poderão conhecer mais sobre aquele cientista”, diz.
Moreira reforça a importância despertar o interesse das crianças e ampliar o conhecimento sobre os cientistas e instituições importantes para a ciência brasileira. “Jovens se interessam bastante por ciência e tecnologia, um índice que até supera o de apreço por assuntos relacionados a esportes, por exemplo. Ainda assim, a maioria não sabe citar o nome de um cientista brasileiro ou de uma instituição. E exposições como essa podem despertar esse interesse e mudar esse cenário”, comenta.
https://cientistasdobrasil.com.br/lattes.html
Vivian Costa – Jornal da Ciência