FFLCH promove debate sobre os rumos da ciência no Brasil e homenageia professor Renato Janine

O debate contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do ex-reitor da Unicamp e membro recém-eleito do Conselho da SBPC, Marcelo Knobel

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) promoveu, no dia 7 de julho, um evento para discutir a situação atual da ciência e as perspectivas para o futuro, além de homenagear um de seus docentes: Caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil – uma homenagem ao professor Renato Janine Ribeiro, presidente eleito da SBPC.

Além do professor do Departamento de Filosofia da FFLCH – ex-ministro da Educação e que participou como membro de diversos órgãos e entidades voltadas à ciência e à pesquisa ao longo de sua carreira acadêmica –, o debate contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do ex-reitor da Unicamp e também membro recém-eleito do Conselho da SBPC, Marcelo Knobel.

A apresentação do evento foi do diretor da FFLCH, Paulo Martins, e a mediação da ex-diretora da FFLCH e coordenadora do Escritório USP Mulheres, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

A eleição que renovou a Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada no dia 21 de junho, com resultado divulgado no dia 22. Os eleitos serão empossados no dia 23 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 73ª Reunião Anual da SBPC.

Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

“Vivemos um período de crise sanitária, política e econômica. É um momento delicado em que temos sofrido ataques contínuos. Entretanto, a pandemia demonstrou que a universidade é parte da solução dos problemas da sociedade. As universidades deram respostas rápidas para diminuir os efeitos da covid-19 em todas as áreas do conhecimento. Somos hoje uma fonte confiável de informação. Nesse ponto, temos que dar um passo a mais rumo à essa terceira missão. Agora, chegou a oportunidade de propormos políticas públicas que influenciem os governos. Por isso, a SBPC é fundamental, sob a gestão de um cientista de renome e com uma equipe respeitada no meio acadêmico. Poderemos dar passos decisivos no Brasil e no exterior”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Clique aqui e assista à integra do evento.

Jornal da USP