Nos 72 anos de existência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem participado ativamente de todos os momentos cruciais da ciência brasileira, e atualmente tem se unido a outras entidades para chamar a atenção para a importância da ciência e da união no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Na próxima terça-feira, no dia 9 de junho, a SBPC e mais outras 60 entidades, instituições e organizações de todos os setores da sociedade civil se unem para realizar a Marcha Virtual pela Vida, manifestação em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação.
Em vídeo divulgado no canal da SBPC no YouTube, a diretora da SBPC, Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, convida a todos a se associarem à entidade para fortalecer as ações em prol da CT&I, da educação, da saúde e do desenvolvimento do País. “Junte-se a nós! Fique sócio da SBP e venha participar dessa luta conosco”, afirma.
Lembrando as atuações mais recentes, Val citou a Marcha Virtual pela Ciência, organizada no dia 7 de maio, que alcançou mais de 2 milhões de pessoas na internet. Com o mote “Pacto pela Vida”, a manifestação mobilizou nas redes sociais centenas de entidades e instituições de todo o País em defesa do conhecimento científico, especialmente para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. “A Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela SBPC, atingiu todos os cantos do País e discutiu assuntos relevantes como enfrentamento da covid-19 e a defesa do meio ambiente”, disse.
A manifestação virtual do dia 9 de junho, próxima terça-feira, é organizada pela Frente pela Vida, movimento conduzido pela SBPC, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. A atividade é baseada em seis pilares, que estão expressos em na declaração “Marcha Pela Vida”:
- O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
- As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
- O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
- A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
- É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
- A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.
Desde 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais da ciência brasileira, em particular na definição de políticas públicas para a Ciência & Tecnologia, na elaboração da Constituição Federal Brasileira de 1988 e na criação de Fundações de Amparo à Pesquisa, em quase todos os estados. Nos últimos anos, a entidade tem se dedicado intensamente à luta pelo orçamento adequado ao desenvolvimento do setor e pela valorização das atividades científicas no País. A SBPC luta também pela Educação de qualidade, por políticas ambientais sustentáveis, pelos direitos de populações vulneráveis, pelo fortalecimento da democracia nacional, entre outras frentes.
Neste ano, a SBPC conseguiu, junto a outras instituições e sociedades científicas, que senadores tirassem o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da PEC dos Fundos, preservando a principal fonte de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País. Divulgou manifestos de grande impacto, em defesa da democracia, por um plano claro de enfrentamento da covid-19 no País, em defesa da ciência básica e das ciências humanas e sociais nas prioridades do MCTIC.
No começo de abril, a SBPC, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), publicou o manifesto “Pacto pela vida e pelo Brasil”, pedindo união, solidariedade e disciplina de toda a sociedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus no País. O documento ganhou grande repercussão nacional.
Estas e outras ações são movidas pelo idealismo de cientistas e de todas as pessoas que acreditam na ciência como propulsora do desenvolvimento sustentável do Brasil. Associar-se à SBPC é participar ativamente dessa luta pela valorização e democratização do conhecimento científico no País. Fique sócio!
Para se associar à maior sociedade científica do País basta clicar neste link.
Assista ao vídeo aqui.
Jornal da Ciência