Após 10 anos na diretoria da SBPC, marcados por muita luta em prol da ciência, tecnologia, inovação e educação, Helena Nader se despediu nessa quinta-feira, 20, do cargo de presidente, que ocupou por três gestões. A cerimônia foi marcada por homenagens da comunidade científica e um discurso emocionado no qual ela falou do orgulho de ter comandado a SBPC. “Por três mandatos vocês me deram a honra de estar à frente da instituição mais representativa da ciência brasileira”, declarou.
Ela passou o cargo ao professor Ildeu de Castro Moreira, que presidirá a SBPC no período 2017-2019. Na cerimônia, ela lembrou os presidentes que construíram a história da instituição nesses quase 70 anos de Sociedade. Nader foi enfática na necessidade de a instituição continuar expandindo sua influência, trazendo para o bojo da instituição mais associações representativas. “A SBPC é diversa e tem que ter toda essa diversidade para representar a ciência, tecnologia e educação do País”, afirmou.
Hoje a SBPC é formada por cerca de 130 sociedades científicas associadas e mais de cinco mil sócios ativos, o que se reflete no pluralismo da instituição. Helena Nader também comemorou a participação dos jovens na Sociedade, como a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). “Tem sido um privilégio trabalhar com a ANPG e ver os jovens atuando na SBPC como participantes de fato da vida dessa Sociedade”, disse ela.
Homenagens
A ANPG retribuiu as palavras de apoio da professora Helena Nader e lhe prestou homenagem com a entrega de uma placa reconhecendo a cientista como uma “destemida defensora” da educação e da ciência e tecnologia do País. O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Ramírez, também fez questão de homenagear a ex-presidente em nome de todo o conjunto de universidades que integram o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Ramírez presenteou Nader com uma placa de reconhecimento pelo trabalho e dedicação da cientista na SBPC.
Sob aplausos, Helena Nader despediu-se da Presidência da Sociedade com o sentimento de missão cumprida. “Tem sido um privilégio trabalhar com todos vocês. Estamos todos juntos em busca do País que queremos.”
Daniela Klebis e Mariana Mazza – Jornal da Ciência