IA revoluciona educação e ciência

Novo episódio do podcast “O Som da Ciência” traz entrevista exclusiva com o sociólogo Glauco Arbix, coordenador do C4AI-USP, falando dos prós e contras do avanço da Inteligência Artificial em todos os campos da ciência

“Os dados mostram que nós estamos vivendo hoje a maior explosão da aplicação de inteligência artificial na história da ciência”, afirmou o sociólogo Glauco Arbix em entrevista exclusiva ao podcast “O Som da Ciência” que entrou hoje no ar.

Um dos coordenadores do Centro de Pesquisas Para Inteligência Artificial Avançada (C4AI) da Universidade de São Paulo (USP) e referência na área, Arbix falou sobre o inevitável avanço dos sistemas generativos de IA (ChatGPT, Bard) na educação e da necessidade dos professores, alunos e gestores das escolas, em todos os níveis, se prepararem para a nova realidade.

Segundo ele, nas Ciências a IA já tinha larga aplicação em pesquisa e desenvolvimento, em especial Engenharia, Física, Matemática, Biologia e Saúde. As Ciências Humanas também estão embarcando, embora mais lentamente.

A entrevista de Arbix para o podcast complementa a nova edição especial do Jornal da Ciência – disponível para download gratuito – que tem IA como tema de capa. São várias abordagens – educação, saúde, pesquisa científica, histórico de desenvolvimento e até um glossário dos principais termos utilizados na tecnologia.

“O Som da Ciência” é produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição. Pode ser ouvido nas principais plataformas – AnchorSpotifyRadio PublicStitcherTuneInAmazon Music e Apple.

Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

Janes Rocha – Jornal da Ciência