Entidades que compõem a ICTP.br levam a exposição “Faces da ciência no Brasil” para BH

A mostra gratuita ficará em exibição até 30 de setembro no túnel subterrâneo do Prédio Minas, da Cidade Administrativa
20220901_091635
Foto: Almir Ferreira/Fapemig

Após passar por Brasília, a exposição “Faces da ciência no Brasil” chega à Belo Horizonte, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Inspirada nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, a exposição apresenta um conjunto de cientistas brasileiro(a)s e suas contribuições para a ciência brasileira nos últimos 200 anos, em todas as áreas do conhecimento e provenientes de diversas regiões brasileiras.

Realizada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ida da mostra para a capital mineira foi viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE).

Para Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fapemig, a exposição é uma oportunidade para divulgar as contribuições da ciência e dos cientistas brasileiros para o desenvolvimento do País. “Queremos não só ampliar o conhecimento sobre esses notáveis cientistas, mas despertar o interesse das pessoas e sensibilizar sobre a importância da ciência”, afirma ele, que também é membro do Conselho da SBPC.

Beirão comenta ainda que a exposição é uma oportunidade de mostrar o potencial do conhecimento científico e sua capacidade de transformar a realidade de todos.

Segundo o curador da exposição, Ildeu de Castro Moreira, a proposta da exposição é retratar, mesmo que de forma sintética, a trajetória da ciência e tecnologia no Brasil através de seus principais atores. “Por isso, selecionamos cientistas diversos, destacando ainda a diversidade regional, de gênero, de etnias e de áreas do conhecimento”, explica Moreira, que é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A exposição é uma ótima ferramenta de estímulo e popularização e divulgação da ciência, ressalta Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.  “É importante relembrar aspectos históricos e atuais, da independência, da sonhada soberania nacional, principalmente no que tange a inevitabilidade da necessidade de educação, de desenvolvimento científico e tecnológico e da preservação do meio ambiente incluindo todos que contribuíram para o desenvolvimento científico brasileiro”, acrescenta.

A exposição “Faces da ciência no Brasil”, que já passou pelo Congresso Nacional e pela 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho na Universidade de Brasília, ficará em Belo Horizonte até o dia 30 de setembro.

 

Serviço:

Exposição “Faces da ciência no Brasil”

Local: Cidade Administrativa de Minas Gerais – Prédio Minas.
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 – Bairro: Serra Verde/CEP: 31630-901 – Belo Horizonte/MG

Data: de 1 a 30 de setembro

 

Jornal da Ciência