“Igualdade de gênero em toda a sociedade é fundamental, especialmente na ciência”

Criadora do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” e ex-vice-presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani, convida sociedades científicas afiliadas à SBPC a enviarem suas indicações. Prazo para inscrições se encerra em 31 de outubro

premio-carolina-boriA ideia do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” surgiu em 2018, de um desejo da então vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani, de criar uma homenagem às cientistas mulheres do Brasil para o Dia Internacional das Meninas e Mulheres Cientistas, data estabelecida pela Unesco a ser celebrada todo 11 de fevereiro.

Foi assim que em 2019, a SBPC lançou a primeira edição do Prêmio, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Desde então, 15 cientistas – entre jovens estudantes e profissionais de longa trajetória – já foram premiadas, além de 14 homenageadas com menções honrosas.

“Entre tantas coisas que eu já realizei em mais de 40 anos de atividades acadêmicas, a criação do Prêmio Carolina Bori foi uma das ações mais importantes que eu já fiz em toda a minha vida. E por quê? Porque a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, criada logo após a segunda guerra e que tanto fez por este país, até 2019 não tinha um prêmio dedicado às mulheres e meninas da ciência. Todos os prêmios anteriores a estes eram prêmios dedicados aos nossos colegas homens, que são importantíssimos. Mas a igualdade de gênero em toda a sociedade é fundamental, especialmente na ciência. Então, é uma grande alegria ter criado este prêmio enquanto eu era vice-presidente da SBPC e espero que ele continue florescendo e com um número muito grande de meninas e mulheres concorrendo a esta bela premiação”, declara Valderlan Bolzani, em vídeo.

A criadora do prêmio convida todas as Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC a enviarem indicações para a categoria “Mulheres Cientistas” (pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional) até o dia 31 de outubro.

As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço).

As indicações, com a devida documentação, deverão ser feitas exclusivamente pelo do formulário online, disponível neste link: https://forms.gle/BE4xrzr3iAUZjTHS9.

O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024. A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas nesta quinta edição será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, durante o evento de celebração do centenário de Carolina Bori, organizado pela SBPC.

 

Jornal da Ciência