Ildeu de Castro Moreira recebe Medalha Defensor da Ciência

A homenagem é concedida pela FeSBE. Cerimônia de premiação será realizada em setembro, no encerramento da Reunião Anual da entidade

foto-sbpc-debateO presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, é o vencedor da Medalha Defensor da Ciência de 2021, concedida pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). A premiação é uma homenagem aos cidadãos e cidadãs cujas ações e trajetórias levam ao fortalecimento da ciência brasileira.

Moreira é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua também nas áreas de história da ciência e comunicação pública da ciência, tendo sido editor científico da revista Ciência Hoje. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004 a 2013). Foi membro de conselhos da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Recebeu, em 2013, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq.

“Fiquei muito agradecido e emocionado pela indicação da FesBE, mas essa medalha deve ser compartilhada por muitas pessoas, como a diretoria e sócios da SBPC, e outras entidades que têm lutado muito pela ciência brasileira nas últimas décadas. Esta é uma medalha individual, mas representa a expressão coletiva do trabalho e dedicação de muita gente”, declarou o presidente da SBPC ao saber da homenagem. Ele acrescentou que espera que se chegue o dia em que, no Brasil, a ciência esteja suficientemente valorizada, desenvolvida e inserida na sociedade para que não se precise premiar as ações em defesa dela.

Moreira concorreu com outros seis indicados, mas teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral das Sociedades Associadas à FeSBE, conforme conta o presidente da entidade, Hernandes F Carvalho. “Minha indicação foi baseada na observação do Ildeu à frente da SBPC e em particular pelos seus esforços na aprovação de matérias legislativas relacionadas à ciência. Um dos exemplos mais recentes foi o caso da derrubada dos vetos que bloqueavam recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”, destacou.

A entrega da medalha será no encerramento da Reunião Anual da FeSBE deste ano, que será realizada virtualmente de 8 a 11 de setembro.

Vivian Costa – Jornal da Ciência