
Encerrando as participações dos representantes do Governo Federal na programação da 77ª Reunião Anual da SBPC, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou de uma conferência na última sexta-feira (18/07) onde abordou um paralelo entre a Ciência e a pasta ministerial que coordena, e como a integração entre ambos colaborará com a soberania nacional.
Comentando as recentes declarações e decisões do Governo dos Estados Unidos, encabeçadas por Donald Trump, Queiroz se mostrou preocupado com a dependência que o Brasil tem de sistemas tecnológicos internacionais.
“Os dados brasileiros, como os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Segurança Nacional, estão em big techs e nuvens que não são nossas, que sequer estão sediadas aqui no Brasil. Isso dá margem a ataques mais danosos do que os com bombas. É aqui, por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que vamos encontrar os recursos necessários para construirmos nossa nuvem soberana.”
Em sua fala, o ministro destacou a importância da Previdência Social no desenvolvimento do País. “85% das cidades brasileiras têm a Previdência Social como a maior fonte de injeção de recursos, e nas outras cidades, os 35%, a Previdência é a segunda maior fonte.”
Wolney Queiroz também aproveitou para fazer uma prestação de contas sobre as irregularidades na Previdência Social identificadas desde 2014, o processo de investigação e o calendário de ressarcimento, que começa nesta quinta-feira, 24 de julho.
Parceria com CT&I começa no reconhecimento a estudos
Seguindo com o argumento da necessidade de integração entre a Previdência Social e a CT&I, o ministro anunciou o lançamento do “Concurso Nacional de Monografias sobre a Previdência Social”, iniciativa que busca incentivar a produção científica de qualidade sobre o sistema previdenciário. “Queremos que os nossos estudantes e pesquisadores pesquisem e nos tragam informações”, ponderou.
A presidente da SBPC, Francilene Garcia, também o questionou sobre a inclusão dos pós-graduandos no sistema previdenciário. “Os pós-graduandos são essenciais na produção científica brasileira. No seu processo de formação, esses profissionais costumam depender de bolsas de estudo, mas esse período de tempo não é contabilizado e incluído na Previdência Social, e este é um tema que muito nos preocupa. Queiroz afirmou que a questão será debatida internamente na pasta ministerial e levada adiante para outras esferas políticas.
A conferência completa com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, está disponível na íntegra no canal da SBPC no YouTube.
Apoiadores
A 77ª Reunião Anual da SBPC é uma realização da UFRPE e da SBPC, que tem como sócios institucionais:
* Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
* Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
* Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
* Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM)
PATROCÍNIO:
* Banco do Nordeste (BNB)
* Baterias Moura
* Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (SUAPE)
* Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
* Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
* Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
* Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE)
* Prefeitura do Recife
Rafael Revadam – Jornal da Ciência, com informações do Ministério da Previdência Social