A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza uma promoção especial para as 200 primeiras pessoas que se inscreverem na 74ª Reunião Anual e se associarem à entidade na categoria Efetivo (professor de Ensino Superior, pesquisador e outros profissionais). Os novos sócios serão presenteados com o livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”, que traz a trajetória da entidade entre 1948 e 2018.
“As reuniões anuais da SBPC criam situações para muitos colegas, docentes e pesquisadores se aproximarem da entidade. Queremos aproveitar essa ocasião para convidá-los a se associar. Para isso, oferecemos o belo livro que conta a história dos 70 anos da SBPC, que é também a história das últimas sete décadas do Brasil, sob alguns aspectos, e do nosso sistema de ciência e tecnologia”, comenta Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.
Linhares Sales observa que esta ocasião é propícia também para ressaltar o papel das reuniões anuais da SBPC. “É fundamental aproveitar esse momento para debatermos políticas de educação e CT&I, bem como mostrar recentes avanços da ciência em todas as áreas. Essa percepção foi sendo reforçada à medida que consolidamos a programação científica da 74ª Reunião Anual, que definimos as exposições, além das atrações da SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), da SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura) e da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia). Ou seja, todo esse nosso movimento é para atrair mais participantes para a RA, facilitar as participações e promover uma grande interação.”
A 74ª Reunião Anual este ano será realizada de 24 a 30 de julho e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
Programação
Com conferências, mesas-redondas, WEBMinicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “A literatura inspirada em estruturas matemáticas”, “A luta pela opinião no processo de independência”, “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no brasil”, entre outros.
Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Darcy Ribeiro e as universidades”, “Doenças raras no Brasil”, “Educação fundamental”, “Antes e o depois da BNCC”, “Inteligência artificial e jornalismo”, entre outros.
“60 anos da UnB e suas lutas”, “O caso Cancelier”, “40 anos do Proantar” são alguns dos temas das sessões especiais.
Além da SBPC Jovem, da ExpoT&C e da SBPC Cultural, o evento contará também com atrações da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.
O evento se encerra com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.
Jornal da Ciência