O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou nesta quinta-feira (27) o vencedor do 33º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, categoria Divulgação Científica e Tecnológica. Entre os 139 candidatos inscritos, Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi o agraciado.
A entrega do prêmio ocorrerá na abertura da 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 21 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. A premiação consiste de R$20 mil em espécie e diploma.
Além dos critérios estabelecidos no regulamento do prêmio, a comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, considerou para a escolha a abrangência temática e o impacto nacional do conjunto da obra do cientista, além do papel de multiplicador na atividade de divulgação científica e tecnológica para o grande público.
Experiência
Doutor em física pela UFRJ, Ildeu é professor do Instituto de Física da UFRJ e do programa de pós-graduação em história da ciência e das técnicas e epistemologia. Realizou estágios de pesquisa na França, na école Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular, da história da ciência no Brasil, e na comunicação pública da ciência.
Desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica, dedicando-se também à edição de livros científicos. Foi editor científico da revista Ciência Hoje e é membro de comitês editoriais de revistas científicas. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis (2006).
Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre 2004 e 2012. Foi membro do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq (2005-2007) e do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (CA-DC). Pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994) e da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003). Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural (2009-2012).
É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período entre 2011-2015 e do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Educação Básica, coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Em 2007, recebeu o Prêmio (Especialista) da Rede de Popularização de Ciência e Tecnologia na América Latina (RedPop). Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador – Personalidade Nacional. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre 2004 e 2013.
(Jornal Brasil Online) –
http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=92568&nome=Ildeu%20Moreira%20%E9%20o%20vencedor%20do%20Pr%EAmio%20Jos%E9%20Reis