Liderando a transformação na educação superior e na ciência aberta

Peter Aronsson e Trine Jensen, da International Association of Universities, falam sobre ciência aberta e parcerias globais em entrevista exclusiva para a Ciência & Cultura

WhatsApp Image 2025-03-12 at 09.47.32Fundada em 1950 sob os auspícios da UNESCO, a International Association of Universities (IAU) é uma das principais associações globais de instituições de ensino superior, reunindo quase 600 membros de mais de 130 países. Como fórum global para líderes de universidades e organizações, a IAU conecta atores-chave da educação superior para refletir e agir sobre prioridades comuns, promovendo o papel transformador das universidades na construção de um mundo mais sustentável.

Para a nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência Aberta”, conversamos com dois membros de destaque da IAU: Peter Aronsson, vice-chanceler da Linnaeus University (Suécia) e membro do Conselho Administrativo da IAU desde 2022, e Trine Jensen, gerente de Educação Superior e Transformação Digital na IAU. Ambos estão à frente de iniciativas que buscam integrar a Ciência Aberta e a inovação tecnológica ao futuro da educação superior.

Aronsson, que possui doutorado em história pela Lunds University, dedicou sua carreira a entender as condições históricas para a criação de uma cultura democrática duradoura. Sua experiência em projetos internacionais sobre o uso do passado em museus nacionais, como o projeto Eunamus, traz uma perspectiva única sobre a importância da educação e da memória coletiva. Como vice-chanceler da Linnaeus University, ele tem trabalhado para fortalecer o papel das universidades como agentes de mudança social. Já Trine Jensen, que integra a IAU desde 2012, lidera iniciativas de transformação digital, incluindo o desenvolvimento de um Grupo de Especialistas em Ciência Aberta, que apoia a adoção dos princípios da UNESCO nessa área. “Garantir a confiabilidade da ciência requer vigilância constante por parte dos cientistas e suas instituições, particularmente universidades”, defendem.

A IAU, com sua Estratégia 2030, adotada em 2022, concentra-se em quatro temas prioritários para a educação superior, incluindo a promoção da Ciência Aberta e o uso responsável de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. Recentemente, a associação relançou o Institutional Site Visits Program, que promove o aprendizado entre pares e a troca de práticas digitais inovadoras. Essas iniciativas refletem o compromisso da IAU em utilizar a tecnologia para melhorar o acesso e a qualidade da educação, garantindo que as universidades continuem a desempenhar um papel central no avanço das sociedades. “A pesquisa desenvolvida em uma universidade pode contribuir para a riqueza da compreensão humana”, enfatizam.

Nesta entrevista, realizada e traduzida por Claudia Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp, Peter Aronsson e Trine Jensen compartilham suas visões sobre os desafios e oportunidades da Ciência Aberta, a transformação digital na educação superior e o papel das universidades na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Leia a entrevista completa:

https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=liderando-a-transformacao-na-educacao-superior-e-na-ciencia-aberta

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