Marcha Virtual pela Ciência utilizará avatares para representar participação dos manifestantes

Seguindo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação do coronavírus, a SBPC adaptou para o Brasil um aplicativo francês que permitirá que as pessoas marquem presença na manifestação digital em defesa da ciência e da vida por meio de um avatar

Os participantes da Marcha Virtual pela Ciência, que acontece na próxima quinta-feira, dia 7 de maio, poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) adaptou para o Brasil o aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no país para manifestações em tempos de coronavírus.

Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à marcha em defesa da ciência e da vida on-line, por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19. Cada avatar representa um único manifestante, que pode estar apenas em um lugar e evento por vez.

O aplicativo usa o serviço colaborativo Open Street Map (equivalente ao Google Maps) e é muito simples de usar. Qualquer pessoa pode organizar um evento online, convidando outras pessoas a irem ao mesmo lugar por meio de contatos ou redes sociais ou participar de um já organizado.

O manifestante pode personalizar seu avatar, associando-o a uma “placa” na qual escreve seu protesto. Daí, basta arrastar seu avatar vermelho (representando uma silhueta) para o mapa interativo no local da demonstração e, assim, exibir seu apoio, com seu próprio cartaz.  Ele é visível publicamente no mapa, junto a todos os outros avatares. “Nós utilizaremos o Manif.app  para que todos possam marcar presença no dia da Marcha Virtual Pela Ciência, do sofá de suas casas, sem risco de contaminação pelo coronavírus”, comenta a diretora da SBPC, Claudia Linhares. A cientista é responsável pela tradução do aplicativo ao português brasileiro.

A ferramenta foi criada por Antoine Schmitt, programador e artista francês, apoiado por uma rede de artistas politicamente engajados, em particular pela sua companheira, Hortense Gauthier, artista performática.

Manif.app é uma página web de manifestação online coletiva em um mapa. Ele foi concebido diante da dificuldades crescentes de se manifestar em muitos países democráticos, por razões de desvio autoritário do poder constituído ou por razões sanitárias, e é claro, sempre muito difíceis, quiçá impossíveis, nos países não democráticos”, conta o programador.

A ideia do Manif.app nasceu durante as manifestações dos Coletes Amarelos (Gillets Jaunes), em 2019, e nos protestos contra a reforma da previdência na França, “ambas fortemente reprimidas com violência pelo governo”, diz Schmitt. Segundo ele, o confinamento por conta da covid-19 e a gestão catastrófica dessa crise sanitária pelo governo francês também influenciaram na idealização do aplicativo.  “O manif.app nasceu da frustração e do desejo de dar outra forma de poder ao povo.”

A ferramenta é aberta para todos que tiverem interesse de organizar uma manifestação totalmente online. É possível, também, apoiar virtualmente ações que acontecem por todo o planeta.

Lançada nas redes sociais em 15 de abril de 2020, a ferramenta será utilizada por diversas entidades francesas nas manifestações do Dia do Trabalho, em 1º de maio, para substituir as ações físicas nas ruas, evitando, assim, aglomerações de pessoas.

O desenvolvedor do aplicativo informa que as informações dos usuários (detalhes de contato ou informações pessoais) não são compartilhadas com nenhuma entidade comercial ou estatal, e também não são transmitidas, armazenadas ou fornecidas de forma alguma a ninguém. Nenhuma informação privada (número de telefone, número IMEI, seu nome ou outro) é transmitida pela Internet. Conforme esclarece Schmitt, somente os avatares, sua posição e slogans são transmitidos na internet e são visíveis aos visitantes do site. O participante é completamente anônimo.

Junte-se à nossa Marcha Virtual Pela Ciência no dia 7 de maio! Queremos ver todos participando em nosso mapa online!

Veja aqui como você pode participar da Marcha Virtual pela Ciência.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência