Meio ambiente, debates de CT&I e homenagens se destacam na programação desta quarta-feira da 76ª Reunião Anual da SBPC

Serão mais de 30 atividades promovidas pela SBPC, UFPA e sociedades afiliadas, em formatos presencial, virtual e híbrido

rasbpc

Debates sobre meio ambiente, homenagens, ciência, tecnologia e inovação se destacam na programação científica desta quarta-feira, 10 de julho, da 76ª Reunião Anual da SBPC. Serão mais de 30 atividades de diversos temas promovidas pela SBPC, UFPA e sociedades afiliadas, em formatos presencial, virtual e híbrido. Parte das sessões realizadas presencialmente na UFPA também terão transmissão ao vivo.

O dia começa com a sessão especial de lançamento da “Plataforma Floram-Aziz AB´Saber”, a partir das 09h45 no auditório Setorial Básico 1. Coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a atividade contará com a participação de Roseli de Deus Lopes, professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (USP), e Francisco de Assis Mendonça, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Às 10h, Nils Edvin Asp Neto, professor titular da UFPA, apresentará a conferência “A margem continental Amazônica: gigante mundial de diversidade e produtividade em cenários presentes e futuros”. A atividade, realizada no auditório do Instituto de Geociências, será apresentada por Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC.

Ainda na parte da manhã, Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irá apresentar a conferência “Lutas e resistências pelo estado laico”, às 10h, no Bloco J – UFPA Internacional. A atividade será apresentada por Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, diretora da SBPC.

Wagner Costa Ribeiro, professor titular da USP, irá apresentar às 10h a conferência “Aziz AB`Saber e o impacto de sua obra”, no auditório Setorial Básico 1. A atividade contará com a apresentação de Laila Salmen Espindola, diretora da SBPC.

Já no auditório Setorial Básico 2, também às 10h, Sergio Machado Rezende, secretário geral da 5ª CNCTI, irá apresentar a conferência “Preliminares da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. O apresentador será Ildeu de Castro Moreira, professor da UFRJ e presidente de honra da SBPC.

Ainda sobre a 5ª CNCTI, às 13h, será realizada a sessão especial intitulada “Avaliação das preliminares da 5ª Conferência Nacional de CT&I”, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o debate contará com a participação de Sergio Machado Rezende, Roberto Muniz Barreto, diretor-presidente da Associação dos Servidores do CNPq,  Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC,  e Fernando Rizzo, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Também às 13h, Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “As unidades de pesquisas do MCTI na Amazonia” no auditório k1 do Bloco K. O debate contará com a participação de Nilson Gabas Junior, pesquisador titular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Henrique dos Santos Pereira, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); João Valsecchi do Amaral, diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; e Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, unidade de pesquisas do MCTI e coordenador do Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para Redução de Riscos de Desastres.

Às 16h será realizada a sessão especial em “Homenagem ao prof. Ennio Candotti”, no auditório Setorial Básico 1. Coordenado pelo presidente da SBPC, a atividade contará com a participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC, Marilene Corrêa da Silva Freitas, diretora da SBPC, e Fábio Magalhães Candotti, professor da Ufam.

No mesmo horário, Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia: o papel das fundações vis-a-vis as agências nacionais”, no Centro de Eventos Benedito Nunes. O debate contará com a participação de Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Marcel do Nascimento Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e Gesil Amarante, diretor-técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Transmissão

Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.

Apoiadores

A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Confira a programação completa no site do evento:  https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Vivian Costa – Jornal da Ciência