A comunidade universitária da UFSC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamentam profundamente o falecimento do professor Faruk Jose Nome Aguilera, na data de 24/09/2018. O destacado professor e pesquisador foi um grande formador de recursos humanos, tendo orientado 55 dissertações de mestrado e 36 teses de doutorado na área de Química e publicou mais de 200 artigos científicos. Sócio da SBPC por mais de 20 anos, ele também foi secretário regional adjunto em Santa Catarina, entre 2004 e 2006, e foi um incansável lutador pela Ciência e Tecnologia do Estado, atuando de forma decisiva para a consolidação da Fapesc. “O trabalho e a paixão pela Ciência construída ao longo da vida pelo professor Faruk são estímulos e exemplos para as novas gerações de cientistas e educadores”, declara a secretaria regional da SBPC em SC.
O velório será no cemitério Jardim da Paz em Florianópolis a partir das 14h desta segunda-feira (24) e seu sepultamento, às 17h30.
O Departamento de Química da UFSC divulgou nesta manhã uma nota lamentando o falecimento do professor que dedicou 41 anos de sua vida à Universidade.
Leia a nota abaixo:
O Departamento de Química manifesta luto e profundo sentimento de tristeza pelo falecimento do professor Faruk Jose Nome Aguilera, nesta segunda-feira (24). O velório será no cemitério Jardim da Paz em Florianópolis a partir das 14h e seu sepultamento, às 17h30.
O professor Faruk Jose Nome Aguilera, pai de quatro filhos Faruk, Carlos, René e Marcelo, nasceu em 29 de maio de 1947 na cidade de Linhares, Chile, chegou ao Brasil em 21 de junho de 1977, contratado como professor visitante e titular no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permanecendo até a data de sua aposentadoria, 19 de setembro de 2018. Fez sua graduação em Bioquímica na Facultad de Quimica e Farmacia da Universidad de Chile, formando-se em 1971. Em 1976 concluiu o doutorado em Química, sob a orientação do Professor Janos H. Fendler, em Texas A&M University. Pós-doutorado no mesmo grupo em 1977 e no Clarkson College of Technology em 1984.
Inúmeras são as suas contribuições, como professor e pesquisador, ao ensino de graduação, pós-graduação e na formação de recursos humanos qualificados com grande destaque para a enorme contribuição científica e tecnológica dada para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
O professor foi coordenador de vários projetos com financiamento de CNPq, Capes, Finep, PADCT, PRONEX e o INCT catálise. Sua contribuição na formação de recursos humanos no País inclui 56 alunos de Mestrado, 36 de Doutorado e 13 pós-doutorados. Foi Vice Coordenador e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Físico-Química e Química da UFSC.
Sua contribuição na administração universitária foi notável: coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Membro do Conselho do mesmo Centro, chefe do Departamento de Química, membro do Conselho Universitário, presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSC. Foi ainda membro da diretoria do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (FORGRAD) e vice-coordenador e Coordenador do FORGRAD na Região Sul do Brasil. Foi sócio da Sociedade Brasileira de Química e fundador do evento Regional da SBQ Sul.
O professor Faruk recebeu inúmeros prêmios e honrarias, dentre eles: Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018 na classe Grã-Cruz e em 2002 na classe comendador. Em 2009 membro da Third World Academy of Science (TWAS). Em 2003 membro do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (FUNCITEC). Em 2002 Mérito Universitário, UFSC. Em 2001 membro da Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, Medalha Capes 50 Anos. Em 2000 homenagem pela contribuição ao desenvolvimento da Tecnologia Química em Santa Catarina (XIII CRQ). Em 1977 Prêmio de melhor aluno de pós-graduação da Texas A&M University nível de Doutorado, Graduate College and Association of Former Students.
O professor Faruk nos deixa um grande legado, além do grande cientista, a sua qualidade humana era inquestionável, homem de caráter, honesto, integro e humilde, cheio de sabedoria, de hábitos austero e probo, rigoroso no cumprimento dos deveres e das responsabilidades assumidas, leal com os amigos e colegas. Sua paciência e sensibilidade de entender o próximo sempre foi sua característica notável.
Para os filhos e familiares nossas condolências mais sinceras pelo falecimento de seu ente querido. Aceitem o nosso apoio, nosso carinho.
Professor Faruk, agradecemos infinitamente a Deus, por tua amizade e convívio durante 41 anos, sempre será inspiração para o Departamento de Química. As lembranças de suas palavras e gestos, não serão esquecidas, querido amigo.
Departamento de Química
Florianópolis, 24 de Setembro 2018