Leia a nota abaixo:
Nota de agradecimento da SBPC e da ABC a Nísia Trindade
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) cumprimentam a professora e pesquisadora Nísia Trindade Lima, a primeira mulher à frente do Ministério da Saúde, pela sua bela e competente gestão que se encerrou ontem.
Ao longo de 25 meses, nossa colega recuperou uma área destruída pela incúria do governo passado, resgatando o papel do Ministério da Saúde na implementação das políticas do SUS, tão ameaçadas no período anterior à sua gestão.
O povo brasileiro voltou a ter esperança, confiança e orgulho nas políticas públicas em Saúde: a confiança na Ciência que nos traz vacinas, a gestão epidemiológica de um país assolado por diferentes endemias e epidemias, o apoio a populações desassistidas pelas catástrofes naturais e os medicamentos da Farmácia Popular, agora ampliados, para citar apenas alguns feitos
A gestão de Nísia Trindade também reacendeu as articulações do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), que nos levará a uma importante redução na dependência de insumos e medicamentos.
O que foi destruído nos seis anos de dois governos em que a saúde deixou de ser priorizada, Nísia reconstruiu em 25 meses. Isso não é pouco. A palavra que melhor expressa o sentimento da SBPC e da ABC é a gratidão à Ministra Nísia Trindade Lima pela sua gestão competente frente ao Ministério da Saúde.
São Paulo, 26 de fevereiro de 2025
Diretoria e Conselho da SBPC e Diretoria da ABC
Jornal da Ciência