Nota de falecimento – professor Sidnei Quezada Meireles Leite

Professor titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Leite era membro da SBPC desde 1996. Foi o líder da implantação do primeiro mestrado profissional e do primeiro doutorado do Ifes. Colegas e alunos lamentaram a perda

sidnei-quezadaA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) expressa profundo pesar pela morte do professor Sidnei Quezada Meireles Leite, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na madrugada desta quarta (13/01/2021).

Sócio ativo da SBPC desde 1996, ele era também membro da Associação Ibero-Americana CTS, ABRAPEC, SBENBIO e SBQ (Divisão de Ensino de Química).

Foi professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química do Rio de Janeiro, no campus Maracanã, ajudou a fundar o curso de técnico de farmácia. Depois trabalhou no campus Nilópolis, quando dirigiu a Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação no CEFET Química. Posteriormente, foi para o IFES/ES em que atuava no ensino, pesquisa e extensão. Coordenou o Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), sempre atuante e dedicado à Educação em Ciências.

Conforme ressaltou a SBQ em nota, “foi um grande incentivador da implementação da pesquisa nas instituições que esteve, foi um dos responsáveis pela criação da Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica, além de diversas ações para a Educação em Ciências. Sidnei deixa um legado imensurável.”

“Nos unimos em solidariedade neste momento de despedida e dor, e prestamos nossos profundos e sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos”, declarou Sergio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional Mata Atlântica INMA) e conselheiro da SBPC.

Sidnei atuava no Campus Vila Velha desde 2019, como coordenador dos cursos de mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática – Educimat. “Ele sempre exerceu suas atribuições com dedicação, competência e comprometimento, além de ser um grande responsável pelo desenvolvimento das pós-graduações no Instituto Federal”, conta Lucena. Iniciou sua trajetória no Cefet do Rio de Janeiro onde fundou o curso técnico em farmácia e exerceu o cargo de Diretor de Pesquisa e Pós-graduação. Foi transferido para o Campus Vitória do Ifes em 2009, sendo o responsável pela criação da pós-graduação Educimat, além de ser um grande colaborador na conquista do primeiro doutorado do Ifes.

Ifes decreta luto oficial

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do professor Sidnei Quezada Meireles Leite.

Servidores e alunos da instituição lamentaram a perda, destacando a dedicação, a competência e a generosidade do professor. “O professor Sidnei deixa um legado importante para toda a comunidade acadêmica do Ifes, fica nosso sentimento de gratidão e de orgulho por ter convivido com alguém que veio com a missão de transformar vidas por meio da educação. Pesquisador incansável em diferentes frentes, mas em especial, pelo combate às desigualdades”, afirmou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

Os estudantes do Ifes fizeram uma página na internet para reunir homenagens ao professor. O Campus Vila Velha, ao qual o Educimat estava vinculado, também manifestou seu pesar. A Secretaria de Estado da Educação divulgou uma nota lamentando o falecimento de Sidnei.

O sepultamento do professor ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, no Cemitério de Maruípe, em Vitória.

Jornal da Ciência, com informações do Ifes e da SBQ