Nova edição da Ciência & Cultura celebra os 75 anos da revista

Publicação é a revista de divulgação científica mais antiga do Brasil

Uma revista para falar sobre ciência, cultura e suas inúmeras conexões com nossas vidas. Essa é a Ciência & Cultura, revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que completa 75 anos de atividade. A nova edição celebra essa data tão especial trazendo artigos clássicos que contam a história da publicação — e um pouco da história da comunicação da ciência no Brasil.

Os artigos selecionados são da fase em inglês da revista. Nos anos 1990, a revista passou por uma grande transformação, e começou a ser publicada integralmente em inglês, tornando-se “Journal of the Brazilian Association for the Advancement of Science”, visando sua internacionalização. Os textos tratam de temas históricos, como o processo de modernização do Brasil e o progresso da ciência e da indústria nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Também abordam temas bem nacionais, como a interação entre as populações indígenas e não-indígenas brasileiras e a exploração da terra na Amazônia e no Cerrado.

Entre os autores, estão Otávio Velho (professor emérito da UFRJ e pesquisador da área de Antropologia da Religião), Leopoldo de Meis (professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ), Sidia M. Callegari-Jaques (professora convidada pelo Departamento de Estatística da UFRGS, com experiência em análise de dados, em especial nas áreas de Genética Humana), Francisco Mauro Salzano (professor do Departamento de Genética do Instituto de Biociências da UFRGS), Daniel Curtis Nepstad (professor da UFPA e pesquisador membro/associado do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e Ima Célia Guimarães Vieira (pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi/MCTI e assessora da Presidência da FINEP).

Um marco da divulgação científica no Brasil

Criada em 1949 — poucos meses após a fundação da SBPC — a revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu visando a difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, visando ser “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição. De lá para cá, já foram publicadas 466 edições — todas disponíveis online no Acervo Digital da SBPC ou na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional.

A publicação passou por fases diversas, mas sua missão sempre foi a de informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil. Contribuiu, e contribui até hoje, para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas.

De publicação trimestral, a revista apresenta, a cada edição, um tema a ser abordado do ponto de vista da ciência, da cultura, da arte e da filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais.

Confira a nova edição:

https://revistacienciaecultura.org.br/

Ciência & Cultura