Biomas do Brasil. Este é o tema da nova edição da Ciência & Cultura – a revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – que está em ritmo de comemoração de seus quase 75 anos. Em seu novo número, a revista aborda não apenas as belezas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal, mas também a necessidade de preservação e sua importância social, econômica e cultura para o país. “O Brasil ostenta uma riqueza incomparável quando se trata da diversidade e importância de seus biomas. Compreender nossos biomas é fundamental para sua preservação”, pontua Laila Salmen Espindola, professora e coordenadora do Laboratório de Farmacognosia da Universidade de Brasília (UnB), diretora da SBPC e editora deste número da revista.
As mudanças climáticas estão afetando significantemente todos os biomas brasileiros. De maneira diferenciada, todos os nossos biomas, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Pampas, Caatinga, estão sendo impactados, tanto pela ação humana de mudança do uso do solo, quanto pela mudança climática. O aumento de temperatura e mudanças no regime de precipitação, com o aumento dos eventos climáticos extremos, estão alterando as funções metabólicas que sustentam o funcionamento de nossos ecossistemas. Estas alterações climáticas estão acentuando a perda de biodiversidade, significativa em todos os biomas. “Precisamos zerar o desmatamento da Amazônia até 2030, e implementar planos de proteção ao Cerrado e demais biomas. Em paralelo, temos também que reduzir nossas imensas desigualdades sociais, e edificar um desenvolvimento que seja realmente sustentável”, defende Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da Universidade de São Paulo (CEAS-USP) e vice-presidente da SBPC.
Confira a nova edição da Ciência & Cultura:
https://revistacienciaecultura.org.br/
A revista
Criada em 1949 – no ano seguinte à fundação da SBPC – a Ciência & Cultura é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu visando difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, tornando-se um marco para a institucionalização da ciência no país. Com edições temáticas, a revista une textos científicos, de opinião e de divulgação, e fala tanto para um público especializado quanto para o público em geral. Desta forma ela consegue mostrar perspectivas diferentes sobre diversos assuntos.
Hoje a revista tem 74 anos e 464 edições. Para preservar sua memória, uma parceria entre a SBPC e a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional (BN), viabilizou a digitalização de toda sua coleção até 2017. Todos os números podem ser consultados no site da Hemeroteca Digital Brasileira. As edições também estão disponíveis no Scielo (a partir de 2002) e no Acervo Digital da SBPC (a partir de 2007). Além de poder ler todas as edições da revista online, também é possível ouvir e assistir seus conteúdos através dos canais no YouTube e no Spotifty (e em diversos outros tocadores).
Ciência & Cultura