Um novo grupo de pesquisadores vai trabalhar para conectar universidades a políticos e oferecer pareceres científicos a governos da América Latina e do Caribe.
Criada como um braço da International Network for Government Science Advice (Rede Internacional para Assessoramento Científico Governamental) após um evento em Buenos Aires, a equipe conta com dois cientistas argentinos, dois chilenos, uma colombiana, uma peruana, uma venezuelana e o brasileiro André de Carvalho, e fará sua primeira reunião no dia 25.
“No Reino Unido, não importa o partido, o primeiro ministro tem sempre um assessor científico. E esse assessor não vai tomar a decisão, ele vai fazer a ponte entre o governo e a academia. Então a academia vai dizer: ‘Na ciência, tem essas soluções que podem ser interessantes”, explicou Carvalho, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.
Atuação
Segundo Carvalho, especialista na área de análise de dados, a intenção é facilitar a aproximação entre a academia e a governança.
Um membro da rede questionado sobre o que indicam as pesquisas mais recentes sobre determinado assunto, por exemplo, pode entrar em contato com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazer esse levantamento junto aos pesquisadores da área e oferecer os dados para decisões baseadas em evidências.
Veja o texto na íntegra: G1