O resgate da história ancestral

JC Especial entrevistou professores negros e indígenas do ensino fundamental e médio para saber como anda, na prática, a implementação da política pública de ensino dos saberes tradicionais nas escolas

JC_812_capa_page-0001 (1)O JC Especial traz em sua nova edição (812) reportagem sobre como está sendo implementada, na prática, a política pública de ensino dos saberes tradicionais nas escolas, conforme orienta a Lei nº 11.645/2008 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica. Posteriormente, foi convertida na Lei Nº 11.645/2008, que incluiu História e Cultura indígenas.

Aos 17 anos de sua aprovação, o marco legal é reconhecido por grande parte da comunidade científica e acadêmica como um passo essencial à frente para a produção de ciência mais inclusiva. No entanto, professores negros, negras e indígenas, entrevistados para o JC, testemunham grande dificuldade na implementação do conteúdo na grade escolar.

Escassez e formação de professores, falta de projeto político pedagógico e falhas no suporte das secretarias estaduais e municipais de educação são alguns dos obstáculos apontados. Para estes profissionais, ainda há uma longa distância até o objetivo do marco legal que é promover a valorização da diversidade cultural brasileira e reconhecer a importância daqueles povos na formação da sociedade.

A reportagem completa está na nova edição do Jornal da Ciência Especial, nº 812, disponível na íntegra no site, na aba JC Especial. Baixe o seu exemplar em pdf gratuitamente, leia e compartilhe.

Janes Rocha – Jornal da Ciência