A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chegou aos 75 anos. Entre 23 e 29 de julho, celebramos esse importante marco temporal nos espaços da Universidade Federal do Paraná (UFPR), outra antiga instituição que este ano completa um século de existência.
Foram mais de sete décadas de muita luta e manifestações abertas e corajosas em defesa da ciência, educação, direitos humanos, saúde e desenvolvimento sustentável – bem antes dessa palavra virar moda. Desde sua fundação, a SBPC se manteve a favor da democracia e resistente contra a tirania.
A mesma garra se mostrou na travessia dos últimos sete anos em que passamos por um golpe parlamentar contra a única mulher eleita e reeleita presidenta do país e dois anos de um governo pessimamente avaliado que trouxe de volta ao Planalto os militares que tanto lutamos para afastar. E, claro, quatro anos de um governo negacionista dos valores republicanos e democráticos, dos direitos humanos, da educação, da ciência e do meio ambiente.
Sobrevivemos e, mais que isso, chegamos fortes à 75ª Reunião Anual da SBPC, otimistas com o futuro.
Para debater o tema do encontro que foi “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, contamos com a presença dos mais conceituados cientistas, pesquisadores, professores e especialistas. Tivemos também a presença de muitas autoridades, entre elas a de três ministros do governo atual: Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde). Mais do que uma cortesia, a visita destes gestores marca um momento histórico: a sinalização de retomada da educação e da ciência como políticas de estado.
Temos dito que SBPC é apartidária, sempre dialoga com os governos, independentemente das posições, quando é para falar de política com P maiúsculo – ou seja, dos interesses da ciência, do Brasil e da democracia.
Agora, em um momento de reconstrução e definição de novos horizontes, a SBPC quer participar de mobilizações para políticas públicas de longo prazo que garantam o progresso da ciência, e de iniciativas pelo fortalecimento dos valores democráticos.
A 75ª Reunião Anual foi o momento propício para esse debate. Aproveitamos a união de tanta gente qualificada para construir a pauta da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para 2024.
Nesta edição do Jornal da Ciência Especial trouxemos a essência do encontro com um balanço das atividades e os temas mais relevantes – o que, aliás, foi difícil selecionar, uma vez que tivemos 125 atividades entre conferências, debates e mesas-redondas.
A reunião superou todas as nossas expectativas em termos de público presencial e virtual, nos trazendo a grata obrigação de ultrapassar os marcos na próxima edição do evento, a 76ª Reunião Anual, que já tem data e temas definidos. Será entre os dias 07 e 13 de julho de 2024 na Universidade Federal do Pará (UFPA), na capital paraense. O tema será “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
Baixe seu exemplar da edição 805 do Jornal da Ciência Especial e boa leitura!
Renato Janine Ribeiro | presidente
Paulo Artaxo | vice-presidente