A chegada da covid-19 e o seu impacto em diferentes áreas, como na continuidade do ensino superior, na educação de crianças e jovens, na saúde mental e nos investimentos em ciência são destaques da programação da 74ª Reunião da SBPC.
Na segunda-feira (25/7), a pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, dará início aos debates sobre o tema na conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, às 09h. No mesmo dia, três mesas redondas abordarão os impactos da covid-19: no ensino superior (às 13h), nas doenças tropicais negligenciadas (às 14h) e nas vivências de crianças e jovens (às 16h).
Os investimentos em ciência no contexto de pandemia é tema de uma conferência do professor Nicolas Carlos Hoch, da USP, que abrirá a programação de terça-feira (26/07), às 9h. No período da tarde, o olhar da pandemia vai para a saúde mental nos programas de pós-graduação, em painel a ser realizado a partir das 16h.
Outras três mesas-redondas também trarão perspectivas da covid-19, todas a serem realizadas na quarta-feira, dia 27. No começo da tarde, o debate girará sobre “Quem é responsável pelas mortes decorrentes da covid-19 no Brasil”, às 13h. Mais tarde, às 14h, o debate será sobre vacinas nos tempos das fake news, negacionismo e desinformação. E, também às 14h, ocorrerá um novo debate de saúde, “As ciências nas pandemias: da gripe espanhola à covid-19”.
Confira a programação completa e participe!
Jornal da Ciência