Para o presidente da SBPC, a última década mostrou a urgência de se defender a democracia

Em entrevista ao podcast ConversAR, Renato Janine Ribeiro também destacou a luta contra a desinformação e a importância da Ciência à sociedade

As eleições de Donald Trump nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro no Brasil e Javier Milei na Argentina na última década mostraram não só o crescimento da extrema-direita, mas de pensamentos autoritários contra a liberdade e os alicerces democráticos. Esta foi apenas uma das ponderações apresentadas por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Em entrevista ao podcast ConverSAR, Janine Ribeiro alertou para a disseminação de informações faltas, principalmente via redes sociais, uma prática presente em articulações políticas da extrema-direita para confundir e alienar a sociedade.

“Infelizmente, nós estamos vivendo uma grande regressão. Na última semana, nos tivemos a declaração do Mark Zuckerberg, presidente da Meta, de total submissão à Trump. Ao encerrar os programas de checagem de informações nos Estados Unidos, é uma defesa à mentira, ao ódio.”

Confira a entrevista completa.

 

Jornal da Ciência