O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, não tem dúvida: a perseguição dos Estados Unidos a cientistas e pesquisadores que pensam fora da cartilha conservadora terá impacto na produção científica global. O professor e ex-ministro da Educação adverte: “Um país que rompe com tudo isso, evidentemente, está dando um tiro no pé.
Os sinais têm sido claros. Na semana passada, um pesquisador francês teve entrada recusada nos EUA por ter expressado uma “opinião pessoal” sobre a política norte-americana em relação à pesquisa científica. Na sexta-feira (21), foi a vez do brasileiro Rodrigo Nogueira, especialista em Inteligência Artificial, que teve o seu visto negado para entrar nos Estados Unidos onde daria uma palestra na Universidade Harvard no dia 18 de abril.
O ICL Notícias conversou com Janine Ribeiro para entender que entraves esse tipo de atitude do governo de Donald Trump podem trazer à produção científica brasileira — e global. Ainda que os casos ainda sejam pontuais, são preocupantes, na avaliação do presidente da SBPC.
Veja o texto na íntegra: ICL Notícias