Parlamentares e personalidades políticas enviaram mensagens à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) parabenizando a entidade pelos seus 75 anos. Em vídeos divulgados nas redes sociais, eles ressaltam o papel da SBPC, fundada em 8 de julho de 1948, no desenvolvimento do sistema nacional de ciência e tecnologia e na divulgação e popularização da ciência no País.
Alessandro Molon, ex-deputado federal pelo PSB/RJ, ressaltou o papel da entidade nesse momento em que a ciência nacional retoma o fôlego, após anos de desmontes. “Nesse momento em que vivemos um novo impulso da ciência no Brasil, um novo reconhecimento da sua importância e da sua validade para garantir uma vida melhor para todos e todas, é hora de reforçar também a SBPC, que vai continuar sendo fundamental para os próximos anos. Vida longa para a SBPC”, disse.
Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB/RJ, também frisou o papel desenvolvido pela SBPC. “Entidade que vocaliza a ciência brasileira, que acumula conhecimento acadêmico, mas que também ajuda a popularizar esse conhecimento nos quatro cantos do País”, declarou.
Destacando o trabalho incansável da SBPC em defesa da ciência no Brasil, a senadora Leila Barros, do PDT/DF, referiu-se à SBPC como uma referência, uma “bússola”, para a valorização da pesquisa, da tecnologia e da inovação no País. “Precisamos valorizar nossos pesquisadores. E investir em educação é resistir a qualquer desvalorização e negação do conhecimento científico. Eu acredito em um futuro melhor para o Brasil. E é com a ciência, conhecimento e educação que construiremos esse futuro. Parabéns, SBPC e um feliz dia da Ciência!”
Vivi Reis, ex-deputada federal pelo PSOL/PA, reforçou o papel da SBPC em defesa da ciência e a importância de unir forças para um desenvolvimento baseado no conhecimento, que busca a construção de tecnologias e inovações voltados para a população. “Por isso, é importante debater sobre a necessidade da popularização da ciência. Eu estou aqui na Amazônia e desse território estou lado a lado com a SBPC na construção de uma ciência que combata o negacionismo”, disse ao desejar vida longa à entidade.
Aliel Machado, deputado federal pelo PV/PR, contou que conheceu a SBPC durante o período em que presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, na Câmara dos Deputados, em 2021. Para ele, aquele foi um dos anos mais desafiadores, porque, além da pandemia provocada pelo coronavírus, ocorreu uma disseminação do negacionismo. E lembrou a perseguição sofrida pelas universidades e os pesquisadores. “Foi ali que conheci o trabalho exemplar da SBPC, que agora está completando 75 anos de história. E eu quero agradecer e parabenizar a todos, que ao longo desse período, construíram essa linda história”, disse.
Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, ressalta que o apoio mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade em defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Segundo a diretora da SBPC, ao apoiar a SBPC e o desenvolvimento desses setores, essas personalidades políticas confirmam seus compromissos com nossa sociedade.
“Muitos ajudam a entidade, por meio de emendas, a colocar em prática ações desenvolvidas pela SBPC, como por exemplo, o projeto SBPC Vai à Escola, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, além das nossas publicações, como o Jornal da Ciência Especial, os portais e, também, na edição de livros sobre diversos temas referentes à ciência no País. Isso mostra que eles reconhecem a educação, a ciência, tecnologia e inovação como molas propulsoras do desenvolvimento de uma nação”, conclui.
Jornal da Ciência