Um pacto pela vida. Esse é o tema da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, do próximo dia 7, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As atividades serão transmitidas no Facebook e no YouTube da entidade. A Marcha conta ainda com programações locais das Secretarias Regionais da SBPC nos estados e de diversas entidades e instituições científicas de todo o País (veja a programação completa aqui). A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), diretora da SBPC e membro da Comissão Nacional de Organização da Marcha, Cláudia Linhares, fala sobre o que está previsto para o grande dia e convida pesquisadores, estudantes e professores a participarem:
“Tendo em vista o isolamento social e a quarentena, nós decidimos que ela seria totalmente descentralizada, menos em dois horários em que a programação é nacional. Trata-se de um painel que será feito na parte da manhã relacionado ao coronavírus e à pandemia e um painel que será realizado na parte da tarde relacionado à crise de financiamento de ciência e tecnologia. A SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o que ela vai fazer é reunir todas essas programações e divulgar nas suas mídias sociais ao longo desta semana e vai divulgar na sua página, no seu Portal.”
O tema da Marcha Virtual pela Ciência corrobora os termos do Pacto pela Vida elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a própria SBPC. A professora Cláudia Linhares explica:
“E, nessa visão de que toda vida é importante, a vida é mais importante que o Capital. Daí que vem o tom desse pacto pela ciência de que as questões econômicas não devem ser as questões prioritárias a serem tratadas na tomada de decisões de enfrentamento da pandemia. O Pacto pela Vida clama que a sociedade abra mão, setores da sociedade que podem abrir mão – que têm é excesso –, pelo menos nesse momento, do seu excesso para que a gente passe por essa tempestade da melhor forma possível.”
Além dos seminários online no dia 7, estão previstas duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. A SBPC está recebendo ainda vídeos e depoimentos escritos de amigos da ciência, que podem ser enviados para o e-mail da Marcha Virtual pela Ciência: marchavirtual@sbpcnet.org.br. Para saber mais, acesse o site da SBPC.
Rádio Universitária FM 107,9 – Universidade Federal do Ceará (UFC)