Penúltimo dia da programação científica da 76ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 40 debates

As atividades, presenciais e online, são promovidas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que recebe o evento neste ano, e pela SBPC e sociedades afiliadas

rasbpc

Penúltimo dia de programação científica, nesta quinta-feira, 11 de julho, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contará com mais de 40 debates. As atividades, presenciais e online, são promovidas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que recebe o evento neste ano, e pela SBPC e sociedades afiliadas.

Entre os destaques do dia, está a conferência “Ciência em rede para o desenvolvimento da Amazônia” que será apresentada por Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA, no auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia. A atividade, que começa às 10h, será apresentada por Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC.

No mesmo horário, às 10h, Odir Dellagostin, presidente do Confap, irá apresentar a conferência “O Programa Amazônia+10”, no auditório H2 do Bloco H. A atividade será apresentada por Marilene Corrêa da Silva Freitas, diretora da SBPC.

Na parte da tarde, às 13h, “Mudanças climáticas e ciclo de carbono na Amazônia” é tema de mesa-redonda que será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes. O debate contará com a participação de Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, Vania Neu, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bruce Rider Forsberg, gerente científico do Programa de Grande Escala da Biosfera- Atmosfera na Amazônia – LBA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia (Inpa).

No mesmo horário, às 13h, Laila Salmen Espindola, diretora da SBPC, vai coordenará a mesa-redonda “Pesquisa e inovação tecnológica em biodiversidade: do campo para a empresa”, que será realizada no auditório H2 do Bloco H. O debate vai contar com a participação de Mercedes Maria da Cunha Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília, Vanderlan da Silva Bolzani, professora da Unesp, e Silvana Maria Zucolotto Langassner, professor associado do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Às 16h o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, vai coordenar a mesa-redonda “Integração Amazônica: desafios e perspectivas”, que será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes. O debate contará com a participação de Vanessa Grazziotin, diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Leandro Juen, professor da UFPA, e Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC e professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

O dia será encerrado com a “Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC” no auditório Setorial Básico 2 , às 19h.

Transmissão

Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.

Apoiadores

A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Confira a programação completa no site do evento:  https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Vivian Costa – Jornal da Ciência