Pesquisadores recebem o IX Prêmio de Fotografia Ciência & Arte do CNPq

Trabalhos marcam a diversidade de áreas do conhecimento e de regiões do País

O antropólogo Edgar Kanaykõ foi contemplado com o primeiro lugar no Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em sua nona edição, o Prêmio de Fotografia Ciência & Arte contemplou também outros cinco pesquisadores e foi apresentado durante a programação do terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nessa quarta-feira, 4 de novembro. O evento virtual foi apresentado por Evaldo Vilela e Maria Zaíra Turchi, presidente e diretora de cooperação institucional do CNPq, respectivamente, e contou com a participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edgar Kanaykõ concorreu com a obra “Iny: o brilho dos espíritos”, classificada em primeiro lugar entre 607 trabalhos apresentados na categoria imagens produzidas por câmeras fotográficas. Na mesma categoria, a segunda colocada foi a pesquisadora Carla Shuch Brunet, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a imagem “Tio Max de dentro da Água” e em terceiro ficou Rosa Cavalcanti Vieira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com “Menino diante do óleo”.

Na segunda categoria, de imagens produzidas por instrumentos especiais (óticos, eletromagnéticos e eletrônicos), o primeiro colocado foi Marcos Jorge Dubeux, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a obra “Pequenos, rápidos e pouco conhecidos: assim são os girinos da Mata Atlântica”; em segundo, Patrícia Colombo Mescolotti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com “Veias do Sertão Nordestino: Velho Chico” e em terceiro, William Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS), com “Beleza que mata”.

Para o presidente do CNPq e a diretora Maria Zaíra Turchi, a importância do prêmio está na possibilidade de comunicar e ajudar a divulgar a ciência junto à sociedade. “Ciência e arte naturalmente andam juntas e precisamos exercitar mais esse momento”, comentou Vilela. Ildeu Moreira destacou a beleza das imagens vencedoras e a diversidade de áreas contempladas, vindas de todas as regiões do país. “Essa diversidade, inclusive regional, espelha a capacidade de vocês (pesquisadores) em todas as áreas e regiões do País”, comentou o presidente da SBPC.

Veja no site do prêmio todas as fotos vencedoras deste ano e dos anos anteriores. Assista na íntegra a cerimônia online de entrega do IX Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte edição 2019 no canal da SBPC no Youtube.

Jornal da Ciência