No primeiro episódio de 2025, o podcast “O Som da Ciência” traz entrevista com o físico e climatologista Paulo Artaxo, autoridade em questões de mudanças climáticas. Artaxo, que também é vice-presidente da SBPC, fala das expectativas com a 30ª Conferência das Partes sobre Meio Ambiente das Nações Unidas, a COP30, marcada para novembro em Belém do Pará.
Para ele, será uma grande oportunidade para o Brasil demonstrar liderança no enfrentamento às mudanças do clima com a redução de emissão de gases de efeito estufa em duas frentes: o fim do desmatamento das florestas, em especial da Amazônia, e a substituição d e combustíveis fósseis por fontes limpas de energia como solar e eólica. “Não há nenhum outro país do planeta que tem o potencial de energia solar e energia eólica que o Brasil possui”, afirmou.
O investimento em energias renováveis, diz Artaxo, terá efeitos positivos em cadeia para o país. “O Brasil pode aumentar a sua competitividade internacional acelerando esta transição energética e acabando com a exploração de combustíveis fósseis. Com isso o país, primeiro, dá um exemplo Internacional de que isto pode e deve ser feito, ganha protagonismo na Cop30, ganha notoriedade, aumenta a eficiência da sua economia, além de poder exportar energia renovável para outros países que não têm as mesmas oportunidades que a gente tem”.
“O Som da Ciência” é um podcast sobre Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e assuntos relacionados. É produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição. Disponível nas plataformas agregadoras, ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.
Janes Rocha – Jornal da Ciência