O terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC começa hoje, 3 de novembro, com debates sobre a política ambiental no Brasil e o paradoxo da igualdade em gênero, raça e democracia. O dia também contará com atividades promovidas pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e a Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN). Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.
A terça-feira terá início com a mesa-redonda “Empreendedorismo e inovação nas ciências farmacêuticas”, das 9h às 11h. Promovido pela ABCF, o debate, coordenado por Fernanda Nervo Raffin, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contará com a participação de César Augusto Souza de Andrade, professor associado do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e gerente de formação superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Daniel Pontes, da UFRN, e a empresária Thais Guaratini.
Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “A política ambiental no Brasil”, que será coordenador por Carlos Joly, professor titular em Ecologia Vegetal, aposentado do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB/Unicamp). A atividade contará com a participação de Nurit Rachel Bensusan, do Instituto Socioambiental, Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente, o deputado federal Rodrigo Agostinho e Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB).
À tarde, das 16h às 18h, a SBBN ofertará a conferência “Insalubridade, periculosidade e radiações ionizantes: realidade e percepção”, que será proferida por Ademir de Jesus Amaral, professor titular do Departamento de Energia Nuclear da UFPE. A atividade será coordenada por Silvia Maria Velasques de Oliveira, aposentada da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A conferência “Paradoxo da igualdade: gênero, raça e democracia”, proferia por Flavia Rios, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), fecha a programação científica do dia às 18h. A atividade será apresentada pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral.
O dia será encerrado, às 19h30, com apresentação musical da intérprete, compositora e atriz brasileira Khrystal, atividade da SBPC Cultural.
Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.
Jornal da Ciência