Políticas sustentáveis e para a redução de desigualdades serão temas da programação final da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo

Atividades contarão com representantes de importantes entidades do setor, como CNPq, ABC, Finep e Fapes; evento acontecerá de 19 a 21 de fevereiro na Ufes, com transmissão online

cartaz-novas-logos-pdf_page-00011-730x1024O papel da política científica na redução das desigualdades sociais do País e na promoção da proteção ambiental serão temas centrais de debate no último dia de programação da Reunião Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Espírito Santo.

O evento, que tem como tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, acontecerá de 19 a 21 de fevereiro no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A programação é gratuita e também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da SBPC no YouTube.

Especificamente sobre a programação especial do dia 21, as atividades começarão com dois debates simultâneos, das 9h às 11h30. O primeiro, intitulado “Políticas científicas para corrigir as assimetrias regionais!”, será coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e contará com a participação de grandes representantes da cadeia da política científica brasileira: Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Rodrigo Varejão Andreão, diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A atividade será realizada no Teatro da Ufes.

O segundo debate, que realizado no Cine Metrópolis, é intitulado “Caminhos para sustentabilidade”, e será coordenado por Sérgio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). A discussão terá Elaine Cristina Gomes da Silva, professora da Ufes, Emmanuel Zagury Tourinho, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Miguel Amado, professor da Universidade Nova de Lisboa, e Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Na parte da tarde, das 13h30 às 15h, Rogério Naques Faleiros, professor da Ufes, proferirá a conferência “A política social como uma forma de combate à desigualdade entre territórios”. A atividade, que será realizada no Teatro da Ufes, será apresentada por Fernanda Sobral, diretora da SBPC.

Simultaneamente, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), conduzirá no Cine Metrópolis a conferência “Aprendizagem automática: limites tecnológicos e éticos”. A apresentação ficará a cargo de Alberto Ferreira de Souza, professor emérito de Ciência da Computação da Ufes.

No segundo horário da tarde também ocorrerão duas mesas-redondas. A primeira, intitulada “Rio Doce – O que aprendemos?”, será coordenada por Laila Espindola, diretora da SBPC, com participação de Diego Jeangregório Martins Guimarães, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), João Carlos Altieri Thomé, da Ufes, e Manuella Villar Amado, professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento acontecerá das 15h30 às 18h, no Teatro da Ufes.

Simultaneamente, no Cine Metrópolis, será realizada a mesa-redonda “Poluição atmosférica urbana e saúde”, com a participação de Hélio Langoni, professor permanente externo no Programa de Ciência Animal da Universidade de Vila Velha (UVV), José Geraldo Mill, professor titular da Ufes, e Roberta Cerasi Urban, professora no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade será apresentada por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC.

A programação completa está disponivel no site oficial do evento. Confira também os detalhes das atividades especiais que ocorrerão no dia 20 de fevereiro.

Retorno ao Espírito Santo

Com o objetivo de retomar as atividades da Secretaria da SBPC no Espírito Santo, a Reunião Regional contará, no dia 20 de fevereiro, com um encontro especial para marcar essa mobilização. A reunião acontecerá às 18h30, no Teatro da Ufes, e será voltada para a articulação política no estado, estando aberta a todos os interessados. Este evento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo com a comunidade local e impulsionar o desenvolvimento científico na região.

Acesse o site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto

Participe da Reunião Regional da SBPC!

Jornal da Ciência