Os desafios da graduação, da pós-graduação e da educação em ciências serão discutidos no seminário temático que será realizado nesta quarta-feira (06) em Porto Alegre (RS), no auditório do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea), no Campus do Vale da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Temos a expectativa de discutir com a comunidade universitária quais os grandes desafios colocados hoje tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Sabemos que a pós-graduação teve um crescimento muito importante para no País, mas alguns de seus pilares precisam ser repensados, como é o caso da avaliação. Vamos também discutir como valorizar as questões regionais e inovação na pós-graduação”, explica Carlos Alexandre Netto, um dos coordenadores do evento e professor titular da UFRGS
Quanto a graduação, Alexandre Netto, que também é conselheiro da SBPC, explica que o Brasil conta com distintos sistemas de universidades e que esse é o momento de colocá-los lado a lado para focar o futuro. “Outro assunto importante é a questão do ensino à distância, que deve crescer cada vez mais, mas sempre com uma garantia de um ensino superior de qualidade. Por isso, temos que discutir regulações institucionais”, disse. E acrescenta, “também vamos debater o desafio da divulgação da ciência e da formação inicial para ciência, a partir da interação da pós-graduação com as escolas de ensino fundamentar e médio, bem como a formação de professores”.
Alexandre Netto explica que a ideia é que a partir desses pontos “a gente possa produzir um documento com subsídios para novas políticas públicas de ensino superior, no sentido de mostrar a importância da ciência, da educação e da tecnologia para um projeto de país”.
O evento parte do ciclo de oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”, como parte das atividades de comemoração de seus 70 anos. O objetivo do ciclo de seminários é discutir políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação básica, educação superior e pós-graduação, democratização da comunicação, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, Amazônia e saúde pública. A cada encontro será elaborado um documento com diretrizes e propostas gerais para essas políticas. Esses documentos serão encaminhados aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.
Veja abaixo a programação completa:
- José Vicente Tavares dos Santos (Coordenador)
- Ildeu de Castro Moreira (SBPC) e Rui Vicente Oppermann (UFRGS/Andifes)
9:30 – 11:15 – Ensino Superior
- José Vicente Tavares dos Santos (Coordenador)
- Rui Vicente Oppermann (UFRGS / Andifes)
- Klaus Capelle– Reitor Pró-tempore da UFABC
- Maria Beatriz Luce – Ex-reitora da UNIPAMPA
- Carlos Bielchowsky – UFRJ
- Debatedor: A confirmar
11:15 – 12:45 -Pós-graduação, Avaliação e Pesquisa
- Jorge Antonio dos Santos Branco (COMCET) – Coordenador
- Livio Amaral – ex-diretor de Avaliação da Capes
- Jorge Guimarães (Embrapii) / Carlos Eduardo Pereira
- Carlos Alexandre Netto – Conselho SBPC
- Debatedor: a confirmar
14:30 – Educação para a Ciência, Divulgação e Open Science
- Coordenador: a confirmar
- Angela Wyse – Depto Bioquímica
- Maira Baumgarten – Conselho SBPC
- Rafael Pezzi – Depto Física
Debatedor: Ildeu Moreira – SBPC
16:30 – 18:30 – Discussão de documento para a SBPC Nacional
- Maira Baumgarten – Coordenadora
- José Vicente Tavares dos Santos
Confira as datas, temas e locais dos outros seminários temáticos já programados:
Saúde Pública – (adiado; sem nova data ainda) – Rio de Janeiro.
Educação Superior e Pós-graduação – 6 de junho – Porto Alegre;
Amazônia – 11 de junho – Manaus;
Direitos Humanos – 14 de junho – Brasília;
Educação Básica – 15 de junho – Belo Horizonte;
Desenvolvimento Sustentável – São Paulo;
As datas, horários, locais e programações mais precisas de cada seminário temático serão divulgados amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.
Vivian Costa – Jornal da Ciência