Pós-graduação brasileira e conferência com vencedora do Prêmio Carolina Bori são os destaques desta quarta-feira na 72ª Reunião Anual da SBPC

O dia será encerrado com duas atividades da SBPC Cultural, a partir das 19h30: a exposição fotográfica “Iguanas”, de Alexandre Ferreira dos Santos, e a apresentação do grupo Ahititivi, com ritmos musicais moçambicanos

ASSISTA ÀS ATIVIDADES:

O aprimoramento da avaliação da pós-graduação brasileira e a primeira vencedora do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da SBPC são os destaques da programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta quarta-feira, 07 de outubro. O dia também terá debates sobre energias renováveis e etnomusicologia. Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com o painel “Discussão sobre a proposta de aprimoramento da avaliação da pós-graduação Brasileira”, que será coordenada pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral. A atividade, que será das 9h às 11h, contará com a participação de Carlos Alexandre Netto, professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Adalberto Luis Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Jorge Audy, professor titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Das 12h às 14h, Luziene Dantas de Macedo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenará o painel “Energias renováveis no Nordeste: desafios e conflitos”, com Zoraide Souza Pessoa, professora adjunta da UFRN no Departamento de Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais,  Adryane Gorayeb Nogueira Caetano, professora associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e  Ricélia Maria Marinho Sales, professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, na área de Ciências do Ambiente.

À tarde, das 15h às 16h, é a vez da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet) promover a mesa-redonda “Etnomusicologia contemporânea no Brasil: reflexões sonoras contra o paradigma colonial”, coordenado por Marília Raquel Albornoz Stein, presidente da Abet, e com a participação de Eurides de Souza Santos, professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Deise Lucy Oliveira Montardo, professora associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Ana Lucia Rossate Ferreira, da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).

O dia será encerrado, às 18h, com a conferência “Heparina: medicamento centenário e racional para uso em covid-19”, da cientista vencedora do 1º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), presidente de honra da SBPC e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader. A atividade será apresentada pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a UFRN. Além desta semana de outubro, o evento acontece em novembro (3 a 7) e em dezembro (30/11 a 5/12).

Arte e cultura para todos

De segunda a sábado, a SBPC realiza a SBPC Cultural, atividade composta de manifestações artísticas e culturais. Com apresentações musicais, dança e teatro, as atrações da SBPC Cultural acontecem diariamente às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).

Amanhã, 7 de outubro, a atividade contará com duas atrações. A primeira será a exposição fotográfica “Iguanas”, de Alexandre Ferreira dos Santos. Trata-se de uma homenagem ao animal que povoa as áreas verdes e convive diariamente com alunos, servidores e prestadores de serviços da UFRN. A mostra é composta por 20 fotografias que mostram detalhes da espécie e o seu convívio no campus da UFRN. E em seguida, o grupo Ahititivi apresenta “Hibridação de Ritmos Musicais Tradicionais Moçambicanos”, que traz influências de várias manifestações artísticas tradicionais (jogo, dança, música).

SBPC Cultural – Assista às atividades:

Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

Jornal da Ciência