Em noite de gala pela diplomação dos novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na Escola Naval, Rio de Janeiro, a ABC homenageou a presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. A doutora em biologia molecular foi agraciada com a Medalha Henrique Morize, por sua brilhante carreira e firme posição em defesa da ciência brasileira.
“Helena tem defendido pautas da comunidade científica junto aos poderes Legislativo e Executivo, apontando na ferida de questões que são essenciais ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia do País”, disse Davidovich
A medalha foi entregue à Helena Nader pelas mãos do presidente da academia, Luiz Davidovich, que destacou a “impressionante atuação da cientista à frente da SBPC”. “Helena tem defendido pautas da comunidade científica junto aos poderes Legislativo e Executivo, apontando na ferida de questões que são essenciais ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia do País. Com sua parceria, a ABC e a SBPC têm reagido quase diariamente com documentos em defesa da ciência, tecnologia e inovação”, disse Davidovich.
Bastante emocionada, Nader fez agradecimentos à Academia pela homenagem prestada, à sua família e, em especial, aos seus professores. “Agradeço à escola pública que me formou. Se não tivesse tido os professores na minha vida e a universidade que me abriu os braços, e onde vivo até hoje, eu não teria chegado onde estou”, afirmou.
A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 com o propósito de homenagear indivíduos ou instituições que realizam ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências, bem como para o desenvolvimento da ciência brasileira. Os agraciados são selecionados anualmente pela Diretoria da ABC.
Assessoria de imprensa – ABC