Presidente do Confies ressalta relevância de ser sócio institucional da SBPC

“Nada mais qualificado do que se unir à entidade mais representativa da defesa da ciência no Brasil”, afirma Fernando Peregrino

WhatsApp Image 2022-10-21 at 14.51.17Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) entrou para o quadro de sócios institucionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Criado em 18 de dezembro de 1988, o Confies é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa uma centena de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Fernando Peregrino, presidente do Confies, diz que a identificação com a SBPC vem da luta em comum pelo fortalecimento da ciência brasileira e da capacidade tecnológica do País. “Já temos uma relação com a SBPC, mas de uns tempos para cá, essa aliança vem se estreitando por questões de sobrevivência, como a luta por mais orçamento para o setor. Tanto que fazemos parte, nós e outras sete entidades, da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br)”, ressalta.

Diretor executivo da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), Peregrino diz que o País precisa cada vez mais de movimentos institucionais em defesa da ciência e da tecnologia. “Além de ser muito acolhedora, a SBPC sempre foi uma matriz de todo o sistema, tanto que nesses 74 anos já travou muitas lutas, em várias frentes: pela ciência, pela educação, pela saúde, pelo meio ambiente, pela democracia. Por isso, nada mais qualificado do que se unir à entidade mais representativa da defesa da ciência no Brasil”, afirma.

Segundo ele, a aceitação do Confies como sócio institucional da SBPC é a cristalização do reconhecimento das entidades a ele afiliadas como parte dessa grande comunidade científica do Brasil. “Não há como separar entidades que lutam pelo mesmo objetivo, que é a promoção da ciência, tecnologia e inovação no Brasil como forma de tirá-lo da situação periférica da economia do mundo. Portanto, ser aceito como sócio institucional da SBPC é uma consagração. Uma honra”, diz.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, destaca a parceria de anos com o Confies e como sua afiliação, assim como a das demais sociais institucionais,  fortalece ainda mais a entidade.

“A ampliação do número de sócios institucionais, em tempos econômicos e sociais tão difíceis para o Brasil, representa um enorme reconhecimento das empresas e organizações ao trabalho da SBPC. Os sócios institucionais, além de fomentar recursos para a SBPC, mostram que estão alinhados à luta travada pela entidade. Quando uma empresa, ou instituição, se associa à SBPC está deixando claro que os valores da SBPC são os dela. Ela está dizendo que é a favor da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação, da saúde, da cultura, do meio ambiente e da inclusão social”, afirma  Janine Ribeiro.

No dia 17 de novembro, durante uma das atividades do 5º Congresso do Confies, será realizada a assinatura formal da adesão, com a participação da diretora da SBPC, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos.

Além do Confies, são sócios institucionais da SBPC o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), o Complexo Pequeno Príncipe, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Péter Murányi, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), o Instituto Serrapilheira, a Microbiológica Química e Farmacêutica, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a 3M Brasil.

Vivian Costa – Jornal da Ciência